Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/10376
Autor(es): Lima, Ismael de Oliveira
Orientador: Franceschini, Marcele Aires
Título: O império dos deuses africanos e a narrativa libertária em O sumiço da santa, de Jorge Amado e Mayombe, de Pepetela
Banca: Alves, Érica Fernandes
Banca: Camargo, Hertz Wendel de
Palavras-chave: Deuses africanos;Pos-colonialismo na literatura;Religião na literatura;Amado, Jorge, 1912-2000. O sumiço da santa;Pepetela, 1941-. Mayombe
Data do documento: 2026
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: LIMA, Ismael de Oliveira. O império dos deuses africanos e a narrativa libertária em O sumiço da santa, de Jorge Amado e Mayombe, de Pepetela. 2026. 148 f. Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2026., Maringá, PR.
Abstract: Resumo: Essa pesquisa, versada nos estudos decoloniais, investiga a presença dos deuses africanos na vida de personagens do romance O sumiço da Santa: uma história de feitiçaria, de Jorge Amado e na luta de guerrilheiros na obra Mayombe, de Pepetela. Na narrativa do baiano, sobre insígnia da tradição iorubá. Já no angolano, a cultura bantu. Nas narrativas, os Orixás agem como uma força emblemática ora para mover aqueles que desejam mudar sua realidade, ora para ajudar a vencer as pelejas que obstruem os caminhos; além de proporcionarem aos desvalidos a liberdade. Em ambas as escritas, ao refletirem sobre sua condição e suas identidades, os personagens descobrem estar engessados em circunstâncias que não são escolhas suas. Em O sumiço da Santa personagens como Manela percebem que, sozinhos, não têm a compreensão dimensional do que realmente os prende, tampouco se sentem seguros o suficiente à revolta para alterar o percurso de suas vidas. É nesse momento que, seja pelo desejo de mudança, seja pela força dos encantados eles conhecem o Candomblé e mudam suas vidas. Em Mayombe, os personagens apresentam características dos arquétipos dos deuses africanos na guerra contra o colonizador. Dessa feita, a dissertação se encontra dividida em um primeiro capítulo, que trabalha com a diáspora, os deuses e a história no trajeto Atlântico África-Brasil; com o engajamento político e literário de Jorge Amado e Pepetela num segundo; e com a força libertária da ação das entidades sagradas num terceiro. Essa investigação acredita na hipótese de que a força libertária do Asè, tanto na transubstanciação como na transfiguração, muda a concepção de mundo, de medo e de luta nas narrativas arroladas. Por essa intercessão, as duas obras apresentam pontos de convergência num diálogo subversivo do qual participam as deidades do panteão iorubá e bantu. A cosmovisão das personagens é alterada quando os personagens tomam consciência mí(s)tica, cultural e social de suas vivências e ações. São obras que tratam da construção de identidades e se apresentam como resistência ao conservadorismo cristão arcaico, presente nas sociedades outrora colonizadas, que igualmente carregam, em sua dinâmica, o fardo da exploração e da alienação.
Abstract: Cette recherche, ancrée dans les études décoloniales, explorera la présence de divinités africaines dans la vie de certains personnages du roman La Disparition du Saint: Une Histoire de Sorcellerie de Jorge Amado, et dans le combat de certains guérilleros de l'oeuvre Mayombe de Pepetela. Dans le récit bahianais, l'accent est mis sur les symboles de la tradition yoruba, tandis que dans l'oeuvre de l'auteur angolais, il s'agit de la culture bantoue. On considère que les Orishas agissent comme une force emblématique, motivant parfois ceux qui souhaitent changer leur réalité, et les aidant parfois à surmonter les obstacles qui entravent la liberté des êtres défavorisés. Dans les deux oeuvres, en réfléchissant à leur condition et à leur identité, les personnages découvrent qu'ils sont prisonniers de circonstances qu'ils n'ont pas choisies. Dans La Disparition du Saint, certains réalisent que, seuls, ils n'ont pas la compréhension profonde de ce qui les lie véritablement, et qu'ils ne se sentent pas suffisamment en sécurité pour se rebeller et modifier le cours de leur vie. C'est à ce moment précis que, par désir de changement ou par la puissance de l'enchantement, ils découvrent le Candomblé et voient leur existence se transformer. Dans Mayombe, les personnages présentent des caractéristiques des archétypes des dieux africains durant la guerre contre le colonisateur. Cette étude s'appuie donc sur l'hypothèse que la force libératrice d'Asè, à la fois par transsubstantiation et transfiguration, modifie la conception du monde, de la peur et de la lutte dans les récits présentés. À travers cette intersection, les deux oeuvres convergent dans un dialogue subversif où participent les divinités des panthéons yoruba et bantou. La vision du monde des personnages se métamorphose lorsqu'ils prennent conscience de leurs réalités religieuses, culturelles et sociales. Ces oeuvres abordent la construction des identités et s'inscrivent dans une résistance au conservatisme archaïque si présent dans notre société actuelle et au fardeau de l'exploitation hérité de la colonisation.
Descrição: Orientador: Profa. Dra. Marcele Aires Francischini.
Dissertação (mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Maringá, 2026.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/10376
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ismael de Oliveira Lima_2026.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.