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Autor(es): Toná, Nilciney
Orientador: José Ozinaldo Alves de Sena
Título: Contribuição dos egressos da Escola Milton Santos para a promoção da agroecologia e desenvolvimento dos assentamentos de reforma agrária no Paraná
Título(s) alternativo(s): Contribution of technicians formed in Agroecology of the School Milton Santos for the promotion and development of settlements of the agrarian reform of Paraná
Banca: Maria Marcelina Millan Rupp - UEM
Banca: Elpídio Serra - UEM
Banca: Alessandro Santos da Rocha - UEM
Palavras-chave: Movimentos sociais do campo;Agroecologia;Formação em agroecologia;Assentamentos rurais;Paraná (Estado);Brasil.;Agroecology;Popular social movements;Training in agroecology;Rural settlements;Paraná (State);Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A presente dissertação investigou as ações de egressos de cursos técnicos em Agroecologia em assentamentos de reforma agrária no Paraná. Trata-se de um estudo de caso, pesquisa qualitativa realizada com egressos da Escola Milton Santos - EMS, localizada em Maringá-PR. O objetivo geral foi avaliar a contribuição dos egressos da EMS para promoção da Agroecologia e desenvolvimento em assentamentos no Paraná. Verifica-se, mediante análise bibliográfica e documental, que os assentamentos de reforma agrária tem sido espaço de ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, para repensar o modelo de desenvolvimento do campo. Para isto demanda formação técnica em Agroecologia para jovens assentados, implementando cursos técnicos formais e estruturando Escolas de Formação em Agroecologia, dentre elas a Escola Milton Santos, desde 2002. Tem desenvolvido formação em parcerias com diversas instituições, formando quatro turmas nos Cursos Técnicos em Agroecologia, com educandos vindos de diversos assentamentos e regiões do estado. A análise de entrevistas com os educandos e lideranças dos assentamentos e pesquisa documental constatou que a maioria dos egressos mantém vínculo e contribuição objetiva e subjetivamente com o desenvolvimento diferenciado do modelo produtivo do agronegócio para os assentamentos, através de ações educativas, organizativas e produtivas para consumo e renda das famílias. Os limites não dizem respeito apenas à formação oferecida nos cursos, mas às contradições que envolvem os assentamentos e disputa de modelos de desenvolvimento nesses territórios.
Abstract: This dissertation investigated the actions of graduates of technical courses in Agroecology in settlements of the Agrarian Reform of Parana. This is a case study, qualitative research conducted with graduates of the School Milton Santos - EMS, located in Maringa-PR. The general objective was to evaluate the contribution of the graduates of EMS for promotion of Agroecology and development in settlements from Parana. It is verified, through literature and documental review, that the agrarian reform have been a place of action of Workers Movement Landless - MST to rethink about the development model of the field. For this demand technical training in Agroecology for young settlers, implementing formal technical courses and structuring Training Schools in Agroecology, among them the School Milton Santos since 2002. Has developed training partnerships with various institutions, forming four classes in technical courses in Agroecology, with students from various settlements and regions of the State. The analysis of interviews with students and leaders of the settlements and documentary research has found that most graduates maintain bond and contributing objectively and subjectively differentiated from agribusiness production model for the settlements through educational, organizational and productive actions for consumption and income of families. The limits do not concern only the formation offered in courses, but the contradictions that involve the settlements and dispute of models of development in these territories.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1075
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

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