Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1075
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJosé Ozinaldo Alves de Senapt_BR
dc.contributor.authorToná, Nilcineypt_BR
dc.date.accessioned2018-04-04T16:33:27Z-
dc.date.available2018-04-04T16:33:27Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1075-
dc.description.abstractThis dissertation investigated the actions of graduates of technical courses in Agroecology in settlements of the Agrarian Reform of Parana. This is a case study, qualitative research conducted with graduates of the School Milton Santos - EMS, located in Maringa-PR. The general objective was to evaluate the contribution of the graduates of EMS for promotion of Agroecology and development in settlements from Parana. It is verified, through literature and documental review, that the agrarian reform have been a place of action of Workers Movement Landless - MST to rethink about the development model of the field. For this demand technical training in Agroecology for young settlers, implementing formal technical courses and structuring Training Schools in Agroecology, among them the School Milton Santos since 2002. Has developed training partnerships with various institutions, forming four classes in technical courses in Agroecology, with students from various settlements and regions of the State. The analysis of interviews with students and leaders of the settlements and documentary research has found that most graduates maintain bond and contributing objectively and subjectively differentiated from agribusiness production model for the settlements through educational, organizational and productive actions for consumption and income of families. The limits do not concern only the formation offered in courses, but the contradictions that involve the settlements and dispute of models of development in these territories.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMovimentos sociais do campopt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.subjectFormação em agroecologiapt_BR
dc.subjectAssentamentos ruraispt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectAgroecologyen
dc.subjectPopular social movementsen
dc.subjectTraining in agroecologyen
dc.subjectRural settlementsen
dc.subjectParaná (State)en
dc.subjectBrazil.en
dc.titleContribuição dos egressos da Escola Milton Santos para a promoção da agroecologia e desenvolvimento dos assentamentos de reforma agrária no Paranápt_BR
dc.title.alternativeContribution of technicians formed in Agroecology of the School Milton Santos for the promotion and development of settlements of the agrarian reform of Paranáen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Maria Marcelina Millan Rupp - UEM-
dc.contributor.referee2Elpídio Serra - UEM-
dc.contributor.referee3Alessandro Santos da Rocha - UEM-
dc.description.resumoA presente dissertação investigou as ações de egressos de cursos técnicos em Agroecologia em assentamentos de reforma agrária no Paraná. Trata-se de um estudo de caso, pesquisa qualitativa realizada com egressos da Escola Milton Santos - EMS, localizada em Maringá-PR. O objetivo geral foi avaliar a contribuição dos egressos da EMS para promoção da Agroecologia e desenvolvimento em assentamentos no Paraná. Verifica-se, mediante análise bibliográfica e documental, que os assentamentos de reforma agrária tem sido espaço de ação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, para repensar o modelo de desenvolvimento do campo. Para isto demanda formação técnica em Agroecologia para jovens assentados, implementando cursos técnicos formais e estruturando Escolas de Formação em Agroecologia, dentre elas a Escola Milton Santos, desde 2002. Tem desenvolvido formação em parcerias com diversas instituições, formando quatro turmas nos Cursos Técnicos em Agroecologia, com educandos vindos de diversos assentamentos e regiões do estado. A análise de entrevistas com os educandos e lideranças dos assentamentos e pesquisa documental constatou que a maioria dos egressos mantém vínculo e contribuição objetiva e subjetivamente com o desenvolvimento diferenciado do modelo produtivo do agronegócio para os assentamentos, através de ações educativas, organizativas e produtivas para consumo e renda das famílias. Os limites não dizem respeito apenas à formação oferecida nos cursos, mas às contradições que envolvem os assentamentos e disputa de modelos de desenvolvimento nesses territórios.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Agronomia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agroecologiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical133 [8] fpt_BR
dc.subject.cnpq2Agronomiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Agráriaspt_BR
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224937.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.