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Autor(es): Ströher, Gisiane July
Orientador: Raimundo Pinheiro Neto
Título: Desempenho e custo horário de um trator agrícola utilizando biocombustível extraído do óleo de soja
Título(s) alternativo(s): Performance and hourly cost of an agricultural tractor using biofuel extracted from the soybean oil
Banca: Reny Adilmar P. Lopes - UEM
Banca: Marcibela Stülp - UEM
Palavras-chave: Tratores agrícolas;Óleo de soja;Custo horário;Desempenho;Óleo diesel comercial;Custo horário;Patinagem;Biocombustível;Agroecologia;Custo;Brasil.;Tractor;Performance;Biofuel;Soy oil;Skating;Cost;Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O uso da mecanização agrícola tornou-se indispensável para o desenvolvimento da agricultura, seja nas pequenas ou grandes propriedades, nas bases convencionais ou agroecológicas. A energia utilizada para mover as máquinas, em grande parte, é extraída de reservas petrolíferas. Sabe-se que estas se encontram limitadas e se tornarão finitas em um futuro bem próximo. Além deste empecilho, outro obstáculo para um produção sustentável é a poluição gerada com o uso desses combustíveis fósseis. Desta maneira, o bicombustível pode surgir como uma fonte alternativa aos combustíveis fósseis, indo ao encontro aos princípios agroecológicos. O biocombustível pode ser produzido a partir de óleo vegetal, sendo biodegradável e de fonte renovável. O presente trabalho teve como objetivo: comparar consumo de um trator de motor ciclo diesel alimentado com 100% de óleo diesel comercial (OV0) e com a mistura composta de 80% de óleo diesel comercial, mais 20% de óleo vegetal de soja, em operações de campo, trabalhando sem carga e também acoplado a uma roçadora de transmissão direta, em operações de preparo do solo; determinar os índices de patinagem do trator e designar o custo horário do trator com os combustíveis utilizados. O ensaio foi conduzido nas dependências da Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Maringá (PR), com delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 2x3x2, com quatro repetições. Os resultados mostraram que: o trator alimentado com a mistura composta de 80% de óleo diesel comercial B S10 e 20% de óleo vegetal de soja (OV20) apresentou maior consumo do que quando alimentado apenas com óleo diesel comercial B S10. Em ambos os combustíveis testados, o consumo foi maior quando o trator operou com carga. As velocidades testadas não apresentaram diferença significativa quando o trator trabalhou alimentado com o óleo diesel comercial B S10 (OV0), tanto para o trabalho com carga como para o sem carga. Os percentuais de patinagem estão em conformidade com os índices recomendados. O trator alimentado com o combustível denominado OV20 apresentou um custo horário 8,75% maior do que com o trator com o combustível OV0.
Abstract: The use of the agricultural mechanization became indispensable for the development of agriculture, whether in small or large properties, in conventional or agro ecological bases. The energy used to move the engines, in the majority it is extracted from petroleum reserves, and it is known that these are limited and will become finite in the near future. Besides this difficulty, other obstacle for a sustainable production is the pollution generated by the use of those fossil fuels. Thus, the biofuel can appear as an alternative source to the fossil fuels, going against the agro ecological principles. The biofuel can be produced from vegetable oil, being biodegradable and of renewable source. Therefore, this study had as goal to compare consumption of a tractor of diesel cycle fed with 100% of commercial diesel oil (OV0) and with the mixture OV20, composed of 80% of commercial diesel oil more 20% of vegetable oil of soybean (OV100) in field operations, working without load and also coupled to a clearing saws of direct transmission, in operations of preparation of the soil; to determine the indexes of slippage of the tractor and designate the tractor hourly labor cost with the use of those fuels. The test was led on the dependences of Experimental Farm of Iguatemi of the State University of Maringa (PR), with randomized blocks design, in factorial outline 2x3x2 with four replications. As result, it was found that: the tractor fed with the mixture composed of 80% of commercial diesel oil B S10 (OV0) and 20% of soy vegetable oil (OV20), it presented higher consumption than when it was just fed only with commercial diesel oil B S10. In both the fuels tested, the consumption was higher when the tractor operated with load, independently of the speed; the tested speeds showed no significant difference when the tractor worked fed with the commercial diesel oil B S10 (OV0), for both the work with load or no load. The percentages of slippage are in accordance with the recommended indexes. The tractor fed with the denominated fuel OV20 it presented an hourly cost 8,75% higher than with the tractor using the OVO fuel.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1077
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

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