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Autor(es): Wasilewski, Anderson
Orientador: Raimundo Pinheiro Neto
Título: Viabilidade econômica e desempenho de um trator agrícola utilizando biocombustível extraído do óleo de girassol
Título(s) alternativo(s): Economic viability and performance of an agricultural tractor using biofuel extracted from the sunflower oil
Banca: Fabrício Leite - UEM
Banca: Marcibela Stülp - UEM
Palavras-chave: Biocombustível;Mecanização agrícola;Consumo;Tratores agrícolas;Oléo vegetal;Viabilidade econômica e desempenho;Custo horário;Patinagem;Girassol (Helianthus annuus L.);Agroecologia;Óleo vegetal;Brasil.;Consumption;Time cost;Skating, Helianthus annuus L;Vegetable oil;Brazil.
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A mecanização agrícola ganha cada vez mais espaço no setor agropecuário, pois se tornou indispensável para o desenvolvimento da agricultura, tanto com bases convencionais como agroecológicas. Hoje, percebe-se que, além das reservas petrolíferas estarem limitadas e propensas a se tornarem finitas em um futuro próximo, ainda colaboram para a poluição gerada com o uso dos combustíveis fósseis. Os biocombustíveis surgem como uma fonte alternativa aos combustíveis fósseis, fato este que vai ao encontro dos princípios agroecológicos. O óleo vegetal pode ser usado como combustível, constituindo um biocombustível, produzido a partir de diversas plantas oleaginosas, sendo biodegradável e de fonte renovável. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade econômica e desempenho de um trator agrícola MF 275, 4x2, alimentado com óleo diesel comercial (80%) e a mistura deste com óleo vegetal de girassol (20%). O ensaio foi conduzido na Fazenda Experimental da Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos casualizado, em esquema fatorial 2 x 3 x 2 (12 tratamentos), com quatro repetições. O primeiro fator representa o diesel comercial (100%) - OV0 e a mistura de óleo diesel comercial (80%) com óleo vegetal de girassol (20%) - OV20; o segundo fator foram as velocidades teóricas de deslocamentos 3, 4 e 5 km h-1; o terceiro fator trata-se da carga submetida ao motor com o triturador de palha horizontal acoplado ao trator, sendo Com Carga (CC) - com acionamento da tomada de potência e Sem Carga (SC) - sem acionamento da tomada de potência. A escolha do triturador de palha horizontal foi por ser uma máquina de preparo e manejo da palha e restos culturais. Nas condições exploradas, os resultados evidenciaram que não houve alteração no consumo de combustível em ambos os combustíveis testados. O trator com carga obteve os maiores valores de patinagem em relação ao trator sem carga. O trator alimentado com OV20 apontou um custo horário 7% maior, apresentando-se inviável economicamente em comparação com o diesel comercial B S10.
Abstract: The agricultural mechanization is increasingly gaining more space in the farming sector, because it became indispensable for the agricultural development, both conventional basis and agroecological. Today it is clear that besides the oil reserves are limited and finite in a near future, they still collaborate to the pollution generated by the use of fossil fuels. Biofuels emerge as an alternative source to fossil fuels, fact that goes with the agroecological principles. The vegetable oil can be used as fuel, constituting a biofuel, produced from several oleaginous plants, being biodegradable and of renewable source. Therefore, this study aimed to evaluate the economic viability and performance of an MF 275, 4x2 agricultural tractor, fueled with commercial diesel (80%) and a mixture thereof with sunflower vegetable oil (20%). The experiment was conducted at the Universidade Estadual de Maringá Experimental Farm, in Maringá - PR. It was used the randomized block design in a factorial scheme 2 x 3 x 2 (12 treatments), with four replications. The first factor represents the commercial diesel (100%) - OV0 and a mixture of commercial diesel (80%) with sunflower vegetable oil (20%) - OV20, the second factor were the theoretical travel speeds 3, 4 and 5 km/h-1, and the third factor is the load: submitted to the tractor With Load (CC) horizontal straw chopper coupled to the tractor with actuation of the power outlet and Without Load (SC) without actuation of the power outlet. The choice of the horizontal straw chopper was made because it is a machine of preparation and management of straw and crop residues. In the exploited conditions the results showed that there was no change in fuel consumption in both tested fuels. The tractor with load got the highest skating levels related to the tractor without load. The tractor fueled with OV20 showed a time-cost 7% higher, presenting uneconomical compared to commercial diesel B S10.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1088
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

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