Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1414
Autor(es): Silva, Claudinei Antônio
Orientador: Ronado Celso Viscovini
Título: Solarscópio: equipamento para a filmagem e gravação do movimento aparente do sol
Título(s) alternativo(s): Solarscope : Equipment for filming and recording the apparent movement of the Sun
Banca: Mara Fernanda Parisoto
Banca: Mauricio Antonio Custódio de Melo - UEM
Palavras-chave: Solarscópio;Sol - Movimento aparente - Imagens;Astronomia;Astrofísica
Data do documento: 2016
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Citação: SILVA, Claudinei Antônio. Solarscópio: equipamento para a filmagem e gravação do movimento aparente do sol. 2016. viii, 86 f. Dissertação (mestrado em Ensino de Física)--Universidade Estadual de Maringá, Centro de Ciências Exatas, Departamento de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), 2016, Maringá, PR.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo filmar as posições do movimento aparente do Sol, através do aparelho Solarscópio, desenvolvido com materiais de fácil acesso e pouco custo, buscando compreender o sistema solar e os fenômenos cíclicos ligados a ele, como movimento de translação e rotação da Terra, as estações do ano, solstício de verão e solstício de inverno, equinócio de outono e equinócio de primavera, a geometria da Terra, assim como sua inclinação de 23°27 33 em relação ao plano perpendicular ao plano que contém a eclíptica, compreendendo que essa inclinação é uma das consequências que define as estações do ano na Terra. Foi desenvolvido para fornecer aos professores do ensino fundamental e médio meios de fomentar o interesse de seus alunos pela ciência e pela tecnologia, auxiliá-los na problematização de situações que envolvam conteúdos físicos, possibilitando aos estudantes o levantamento de hipóteses na tentativa de explicar as questões propostas sobre os movimentos da Terra. Objetiva, também, apresentar encaminhamentos metodológicos, por meio de diversas estratégias de ensino, intensificando-se as possibilidades de debates e discussões, facilitando a criação, a análise, a formulação de conceitos, o desenvolvimento de ideias e a escolha de diferentes caminhos para o encaminhamentos das atividades. Adotamos a teoria de aprendizagem de Bruner, devido à sua importância quanto ao método da descoberta, com base na ideia de que o conhecimento da estrutura das disciplinas exige a utilização das metodologias das ciências, fazendo, assim, críticas às metodologias expositivas, considerando que a aprendizagem das ciências se faz melhor por meio do envolvimento dos alunos no processo de descoberta e no uso de metodologias científicas próprias de cada ciência.
Abstract: This dissertation aims to shoot the positions of the apparent motion of the Sun, through a Solarscope device developed with easily accessible materials and little cost, to understand the solar system and cyclic phenomena connected to it, such as translational motion and rotation of the Earth, the seasons, the summer solstice and winter solstice, autumn equinox and spring equinox , the geometry of the Earth as well as his inclination of 23° 27 ' 33 "to the plane perpendicular to the plane containing the ecliptic, and the inclination is one of the consequences that define the seasons on Earth. It was developed to provide middle and high school teachers, to promote the interest of their students in science and technology, helping them in the problematization of situations involving physical content that enable students to raise hypothesis in an attempt to explain the issues proposals on the movements of the Earth. Present methodological referrals through various teaching strategies, intensifying the possibilities of debates and discussions, facilitating the creation, analysis, formulation of concepts, developing ideas and choosing different paths for the referrals. Adopt the learning theory of Bruner, due the importance he gives to discovery method, based on the idea that knowledge of the structure of disciplines requires the use of the methodologies of science, by doing so, criticism of expository methodologies, considering, that learning science is done best through the involvement of students in the process of discovery and the use of scientific methodologies specific to each science.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1414
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000224494.pdf5,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.