Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorValdeni Soliani Francopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Simone dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-06T16:49:31Z-
dc.date.available2018-04-06T16:49:31Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1537-
dc.description.abstractGiven the expansion of distance education and the importance that this modality presupposes to facilitate access to public Higher Education through the program Open University of Brazil, this research aims to find answers to your research question: what do the revealing speeches of senior undergraduate students of the courses in Physics and Pedagogy of the State University of Maringá - PR, on the modality of distance education and more specifically, on the constituent elements of each course? To do it so, twenty six undergraduate students answered a questionnaire and gave interviews that were included on the theory of discourse analysis of the French line. From the discourses, many specific directions to the DL emanated, as well as the expectations and needs of the students about the course they chose, how students organize themselves to study, managing time and space for it, what do they think about the methodology employed in the distance modality, how do they use the resources available for learning, such as: printed books, Video lessons, Web Conference and Virtual Learning Environment - Moodle and interaction between students, distance and face-to-face tutors, and classmates. The strong influence of "images", built throughout the History of classroom schooling, being this particular one the parameter to the testimonies; to the existing differences amongst students of distance learning courses of Physics and Pedagogy, the difficulties in the area of Mathematics and the use of scientific language as a barrier to the learning process in Higher Education; the inflexibility of syllabus and schedules negatively influencing the learning of academics; the resistance and limited use of ICT as mediators of the teaching and learning process and the importance of the actions of tutors and study groups organized among students themselves for effective learning.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAnálise do discursospt_BR
dc.subjectEstudantes de Física, Estudantes de Pedagogiapt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectEducation at a distanceen
dc.subjectAnalysis of discourseen
dc.subjectPhysics students, students of pedagogyen
dc.subjectMaringáen
dc.subjectParanáen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEducação a distância na ótica discente : a análise dos discursos de estudantes de licenciaturas em Física e Pedagogia da Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ettiène Cordeiro Guérios - UFPR
dc.contributor.referee2klaus Schlunzen Júnior - UNESP
dc.contributor.referee3Célio Juvenal Costa - UEM
dc.contributor.referee4Ourides Santin Filho - UEM
dc.description.resumoDiante da expansão da Educação a Distância e da importância que essa modalidade assume ao viabilizar o acesso à Educação Superior pública, por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil, esta pesquisa se propõe a buscar respostas à sua questão norteadora: o que revelam os discursos de estudantes veteranos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e em Física da Universidade Estadual de Maringá ? PR, a respeito da modalidade de Educação a Distância e, mais especificamente, dos elementos constitutivos de cada curso? Para tanto, vinte e seis acadêmicos responderam a um questionário e concederam entrevistas, que foram compreendidas segundo a teoria da Análise do Discurso de linha francesa. Dos discursos, emanaram muitos sentidos específicos à EaD, bem como expectativas e necessidades dos estudantes em relação ao curso que escolheram: o modo como os alunos se organizam para estudar, administrando o tempo e o espaço para isso; o que pensam acerca da metodologia empregada na modalidade a distância; como utilizam os recursos disponibilizados à aprendizagem, tais como: livro impresso, videoaulas, webconferências e Ambiente Virtual de Aprendizagem ? Moodle; a interação entre alunos, tutores presenciais e a distância e os colegas de curso. Do resultado das análises, destacam-se: a forte influência das ?imagens? construídas ao longo da história pela escolarização na modalidade presencial, as quais são o parâmetro para os depoimentos; as diferenças existentes entre os estudantes de Física e de Pedagogia da EaD; as dificuldades na área de Matemática e do uso da linguagem científica como obstáculos à aprendizagem na Educação Superior; a inflexibilidade de currículos e de cronogramas influenciando negativamente a aprendizagem dos acadêmicos; as resistências e o uso limitado das TIC como mediadores do processo de ensino e de aprendizagem; e, a importância da ação dos tutores e dos grupos de estudos organizados entre os estudantes para a eficácia da aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical232 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Zootecniapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Exataspt_BR
Aparece nas coleções:3.1 Tese - Ciências Agrárias (CCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000214027.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.