Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1752
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMárcio Roberto do Pradopt_BR
dc.contributor.authorUller, Luciene Aparecida Sgoberopt_BR
dc.date.accessioned2018-04-06T18:25:28Z-
dc.date.available2018-04-06T18:25:28Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/1752-
dc.description.abstractThe objective of this theoretical and practical research is a reflection about the difficulty of the Public School Institution, which are represented by two schools surveyed in Campo Mourão, to form effective literary readers, despite of the investments made in school over the last years by its provider SEED/ MEC, both in infrastructure (textbooks, tools, technology, etc.) and in continuing education for teachers and other education professionals. For the proposed analysis, a bibliographical research was done, which the theoretical base is constituted by knowledge related to reading, literature and literacy, as well as studying a case of ethnographic approach, involving a questionnaire, accomplished in the end of November 2012, in two sixth year classrooms of two schools in Campo Mourão, being one in downtown and the other in the city?s outskirts, labeled A and B respectively. The questions were organized, to investigate how the school uses its structural and technological resources available to work with reading to form literary readers. In this regard, the research started with questions about the library, the computer lab, internet and USB TV and finally, questions about pupil/reading relationship. The students answers, both "School A" and "B", raised a discussion about the results pointing to the proposition that, more than physical space, what makes the difference in reader formation process are the actions which the school can implement together with the students, in favor of this formation. This research also points to the importance of the work of school reading directed for multiple literacies, using technologies available in the school environment, by using methodologies that prioritize the differences.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectCampo Mourãopt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectFormation of the readeren
dc.subjectLiteracyen
dc.subjectTechnologyen
dc.subjectEducationen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectCampo Mouraoen
dc.subjectParanáen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleFormação de leitor literário na escola pública : problemas e desafios de duas escolas de Campo Mourãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM-
dc.contributor.referee2Jaime dos Reis Sant'Anna - UEL-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa teórica-prática consiste em buscar respostas para a dificuldade de a Instituição Escolar Pública, representada por duas escolas pesquisadas na cidade de Campo Mourão, em formar leitores literários efetivos e letrados, apesar dos investimentos na escola feitos no decorrer dos últimos anos pelas mantenedoras SEED/MEC, tanto em infra-estrutura (materiais didáticos, livros, tecnologia, etc.), quanto na formação continuada para professores e demais profissionais da educação. Para a análise proposta, foi realizada pesquisa bibliográfica, cujo aporte teórico constitui-se de conhecimentos relacionados à leitura, à literatura e ao letramento, bem como um estudo de caso de abordagem etnográfica, envolvendo aplicação de um questionário, realizado no final de novembro de 2012, em duas salas de sexto ano de duas escolas de Campo Mourão, sendo uma central e outra da periferia da cidade, intituladas A e B. As questões foram organizadas, objetivando uma investigação de como a escola utiliza seus recursos estruturais e tecnológicos disponíveis para o trabalho com a leitura, visando a formação do leitor literário. Neste sentido, partiu de questões sobre a biblioteca, o laboratório de informática, a internet, a TV pendrive, abordando, por fim, questões sobre a relação aluno/leitura. As respostas dos alunos, tanto da escola ?A? quanto da escola ?B?, colocam em discussão os resultados apontando para a premissa de que mais do que o espaço físico, o que faz a diferença no processo de formação do leitor são as ações que a escola pode implementar junto aos discentes, em favor dessa formação. Essa pesquisa aponta também para a importância de um trabalho de leitura escolar voltado para os múltiplos letramentos, utilizando as tecnologias disponíveis no ambiente escolar, por meio de metodologias que contemplem as diferenças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Letras-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Agráriaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical124, [5] fpt_BR
dc.subject.cnpq2Zootecniapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.1 Dissertação - Ciências Agrárias (CCA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000213821.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.