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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2102
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mitsue Fujimaki Hayacibara | pt_BR |
dc.contributor.author | Cawahisa, Patrícia Tiemi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2018-04-09T19:26:13Z | - |
dc.date.available | 2018-04-09T19:26:13Z | - |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2102 | - |
dc.description.abstract | en | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual de Maringá | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Saúde bucal | pt_BR |
dc.subject | Pré-escolares | pt_BR |
dc.subject | Programa educativo-curativo | pt_BR |
dc.subject | Avaliação longitudinal | pt_BR |
dc.subject | Atenção odontológica | pt_BR |
dc.subject | Prevenção e promoção | pt_BR |
dc.subject | Cárie dentária | pt_BR |
dc.subject | Maringá | pt_BR |
dc.subject | Paraná | pt_BR |
dc.subject | (Estado) | pt_BR |
dc.subject | Brasil. | pt_BR |
dc.subject | Dental education | en |
dc.subject | Health promotion | en |
dc.subject | Oral care | en |
dc.subject | Preschool children | en |
dc.subject | Maringa | en |
dc.subject | Paraná | en |
dc.subject | State | en |
dc.subject | Brazil. | en |
dc.title | Avaliação longitudinal de um programa educativo-curativo em saúde bucal em pré-escolares de Maringá - PR, Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marina Berti - UNIOESTE | |
dc.contributor.referee2 | Carlos Luiz Fernandes de Salles - UEM | |
dc.description.resumo | Na infância, as noções e os hábitos de cuidados com a saúde devem começar a se formar, permitindo assim que as ações educativas implementadas mais tarde baseiam-se no reforço de rotinas já estabelecidas. O trabalho educativo com pré-escolares é importante na construção de hábitos adequados que levem à saúde, incluindo o auto-cuidado com a saúde bucal. Neste aspecto, é importante uma abordagem integrada e multiprofissional que inclua os profissionais de saúde em geral e agentes auxiliares de educação, como pais ou responsáveis e professores. Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar o impacto de um programa de atenção à saúde bucal em pré-escolares do Centro de Ensino Infantil (CEI) Lar Escola Bom Samaritano. Participaram voluntariamente da pesquisa, após assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, crianças, mães ou responsáveis, professoras e integrantes da equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) responsável pela área de abrangência que inclui este CEI. O estudo foi realizado em três fases. Na Fase I foi realizada a identificações dos problemas por meio de exames clínicos intra-bucais e aplicação de questionários. Na Fase II foi realizada a intervenção nos problemas anteriormente identificados, por meio de atividades educativas e preventivas, capacitação dos adultos evolvidos para uma valorização da saúde bucal e realização de Tratamento Restaurador Atraumático nas crianças que não tiverem acesso ao atendimento odontológico em Unidade Básica de Saúde (UBS). E por fim, a Fase III, que teve por objetivo a reavaliação dos dados levantados inicialmente por meio da comparação com dados que foram coletados 12 meses após o início do estudo. Na avaliação dos dados da Fase I, um alto índice de placa bacteriana e uma baixa prevalência de cáries foram encontrados. A experiência de cárie foi estatisticamente associada com as variáveis: idade da criança e nível de educação dos pais, p=0.015 e p=0.039, respectivamente. Além disso, uma associação estatística foi encontrada entre severidade da cárie e razão da primeira visita ao dentista (p=0.001). Na fase II, os acadêmicos da graduação participaram ativamente das atividades propostas interagindo com as crianças, pais, professores e equipe da ESF, reproduzindo os ensinamentos teóricos na prática e desenvolvendo o trabalho em grupo. Em relação à Fase III, apesar de não ter ocorrido mudanças no índice de placa bacteriana, a redução no número de dentes cavitados e o aumento no número de dentes restaurados foram identificados como pontos positivos da estratégia adotada. Conclui-se que existe a necessidade de qualificar e integrar os pais, professora e equipe da ESF para melhorar os cuidados com a saúde bucal. Além disso, é necessário um período maior de acompanhamento desse tipo de programa para se obter resultados mais consistentes sobre seu impacto na saúde bucal das crianças. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada | pt_BR |
dc.publisher.initials | UEM | pt_BR |
dc.subject.cnpq1 | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.publisher.local | Maringá, PR | pt_BR |
dc.description.physical | 63 f | pt_BR |
dc.subject.cnpq2 | Odontologia | pt_BR |
dc.publisher.center | Centro de Ciências da Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
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