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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRaquel Sano Suga Teradapt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Aline Claudia Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2018-04-09T19:26:13Z-
dc.date.available2018-04-09T19:26:13Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2106-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectEducação por competênciapt_BR
dc.subjectEgressopt_BR
dc.subjectPerfil dos egressospt_BR
dc.subjectUniversidade Estadual de Maringá (UEM)pt_BR
dc.subjectMaringápt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleEducação baseada em competências e o perfil dos egressos do curso de odontologia da Universidade Estadual de Maringápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Maria Celeste Morita - UEL-
dc.contributor.referee2Mitsue Fujimaki Hayacibara - UEM-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil dos egressos do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá e a contribuição do projeto pedagógico para atuação profissional. Um questionário on-line composto por 20 questões foi enviado via e-mail para os egressos formados entre 2003 e 2010. Para armazenamento e extração das informações utilizou-se o software MYSQL e SQLYOG respectivamente, e foram exportadas para o formato XLS (Microsoft Excel) para a análise descritiva. Do total de 273 egressos deste período, foram contatados 208 (76%) e destes, 148 responderam ao questionário (71%). A maioria dos egressos foi do sexo feminino (63%), faixa etária de 26 a 30 anos, oriundos do Paraná (84%) e atuava neste estado (80%). Aproximadamente 50% apresentaram uma renda anual de 12-36 mil R$/ano, a maioria faz ou fez algum curso de pós-graduação (95%), atuava em consultório particular (61%) e apenas 9% sentiam-se realizados financeiramente. Quanto a proposta pedagógica, mais de 90% a consideraram boa ou ótima, 59% relataram que o currículo ocorre parcialmente de forma integrada e que as disciplinas atendiam parcial (48%) ou totalmente aos objetivos propostos (49%). Concluiu-se que o curso tem formado profissionais predominantemente do sexo feminino, jovem e com atuação concentrada no Paraná. O projeto pedagógico do curso tem contribuído para uma formação generalista, as disciplinas atendem aos objetivos do curso, porém na visão dos egressos, o desenvolvimento curricular ocorre de forma parcialmente integrada indicando a necessidade de novas reformulações visando a melhoria do curso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Odontologia-
dc.publisher.departmentDepartamento de Odontologia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia Integradapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical88 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Odontologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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