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Autor(es): Pintinha, Marilene
Orientador: Edevaldo Tadeu Camarini
Título: Efeito do carregamento mecânico no torque de remoção de dois diferentes tipos de pilares para implantes com conexão cone morse
Banca: Sérgio Sábio - UEM
Banca: José Roberto Pinto - UEL
Palavras-chave: Odontologia;Prótese sobre implante;Conexões cone morse;Implante;Pilar protético;Carregamento mecânico de fadiga;Brasil.;Dentistry;Prosthesis on implants;Morse taper connection;Implant;Prosthetic abutment;Mechanical fatigue loading;Brazil.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Contexto do problema: O comportamento mecânico de diferentes tipos pilares para próteses cimentadas com conexão cone morse ainda é pouco conhecido. Propósito do estudo: Avaliar os efeitos do carregamento mecânico simulado sobre o torque de remoção de dois modelos de pilares protéticos com conexão cone morse. Material e Métodos: Foram utilizados 48 conjuntos pilar/implante divididos em dois grupos iguais: Grupo 1, pilar direto (uma peça), e grupo 2, pilar estético (duas peças). Cada grupo foi subdividido em A (controle) e B (teste) sem e com carregamento mecânico, respectivamente. Nos grupos 1A e 2A, os pilares foram removidos e os valores de destorque anotados. Já nos grupos 1B e 2B, o mesmo aconteceu após carregamento mecânico (500.000 ciclos). Para os grupos 2A e 2B foi realizado um teste adicional de tração. Para a análise dos dados foram usados o teste-t de Student, a um nível de significância de 95% (p ≤ 0,05). Resultados: Todos os pilares testados apresentaram um valor de torque de remoção menor do que o torque de inserção aplicado. Uma diferença estatisticamente significativa (p = 0,0016) foi encontrada na comparação das médias dos resultados entre os grupos 1A e 1B, enquanto que não houve diferença estatística (p = 0,3619) entre os grupos 2A e 2B. No teste de tração, contudo, uma diferença estatisticamente significativa (p < 0,0001) entre 2A e 2B foi encontrada. Conclusões: A soldagem a frio não ocorreu em nenhum dos espécimes de pilares direto. Mesmo após o carregamento mecânico, os pilares estéticos apresentaram valores muito semelhantes. Com carregamento mecânico a força de tração necessária para o desalojamento do pilar estético de dentro do implante aumentou em duas vezes. Implicações clínicas: A conexão cone morse é um desenho provadamente eficiente para a estabilidade da junta pilar/implante mesmo sob cargas oclusais oblíquas intensas. A escolha do tipo do pilar em questão deve estar baseada em evidências científicas claras. Em caso de necessidade clínica, pilares de uma peça podem ser removidos mais facilmente e previsivelmente do que os pilares de duas peças, que, devido ao seu desenho, poderá apresentar maiores dificuldades na sua remoção.
Abstract: Statement of problem: The mechanical behavior of different types of morse-taper abutments for cemented prosthesis is not completely known. Purpose of study: Assess the effects of simulated mechanical loading on the removal torque of two designs of morse-taper abutments. Material and methods: Forty-eight assemblies abutment/implant divided into two groups of 24 were used: group 1, solid abutment (one piece), and group 2, esthetic abutment (two pieces). Each group was subdivided into A (control) and B (test) without and with mechanical loading, respectively. For groups 1A and 2A, the abutments were removed and removal torque values (RTVs) registered. The same was done for groups 1B and 2B, after mechanical loading (500,000 cycles). Groups 2A and 2B were further tested for traction. For data analysis Student's t-test was used, at 95% level of significance. Results: All abutments tested presented lower RTVs when compared to installation torque. A statistically significant difference (p = 0,0016) was found when groups 1A and 1B mean results were compared, while no statistical differences (p = 0,3619) between groups 2A and 2B were found. For the traction test, however, a statically significant difference (p < 0,0001) between groups 2A and 2B was found. Conclusions: Cold welding did not take place in any of the solid abutment specimens. Even after the mechanical loading, esthetic abutments presented similar RTVs. After mechanical loading, the traction force necessary to remove the abutment from inside the implant presented a two-fold increase. Clinical implications: The morse-taper design has proven to be highly efficient the stability of the connection abutment/implant even under heavy off-center occlusal loads. The choice for one type of abutment over another must always be based on clear scientific evidence. In case of clinical need, solid abutments may be removed more easily and predictably than esthetic abutments with a separate screw, which, due to the nature of its design, may present some difficulties when being removed.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2108
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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