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dc.contributor.advisorMitsue Fujimakipt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Laíse Cecotept_BR
dc.date.accessioned2018-04-09T19:26:16Z-
dc.date.available2018-04-09T19:26:16Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2124-
dc.description.abstractDental caries is a highly prevalent disease worldwide, causing negative impact on quality of life of individuals. The decrease in the high cost of treatment, as well as the prevalence of this disease, it is possible by means of effective prevention and health promotion. The objective of this study was to identify the perception of dentists in the Unified Health System belonging to the 15th Regional of Health of Paraná as the health education practices for preventing tooth decay by means of a qualitative research. For this study was carried out the analysis of a database composed of interviews with 18 Dental Surgeons (CDs) active in the municipalities of the 15th Regional of Health of Paraná. Interviews were conducted face to face, based on a semi-structured and written script. The transcript of the recordings was done manually and the lines were categorized according to the method of content analysis proposed by Bardin, using the Atlas.ti 7.0 software. CDs reported doing health education practices, demonstrating an understanding of the importance of these activities. The strategies used were the transmission of information, demonstration of brushing techniques for self-care, understanding the importance of motivation and persistence for an effective result of the educational process, and the use of interactive methods to improve communication with the community. However, it was observed that there is still a partial understanding of the educational process, in varying degrees of understanding of the potential of educational activities, it is necessary to overcome the hegemonic model based on the transmission of information, a challenge to be overcome by the professionals and the community. The development of skills and competencies in communication at the undergraduate and graduate levels are needed, as well as the training of professionals in health care, for a performance with effectiveness in health education activities, aiming at a more conscious and healthy population.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectCárie dentáriapt_BR
dc.subjectOdontologia preventivapt_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectQualitative researchen
dc.subjectPreventive dentistryen
dc.subjectDental cariesen
dc.subjectHealth educationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titlePráticas de educação em saúde para a pevenção da cárie dentária : um estudo qualitativopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Luzia Marta Bellini - UEM
dc.contributor.referee2Lucimar Aparecida Britto Codato - UEL
dc.description.resumoA cárie dentária é uma doença de grande prevalência em todo mundo, que causa impacto negativo na qualidade de vida dos indivíduos. A diminuição do alto custo do seu tratamento, assim como da prevalência desta doença, é possível por meio de medidas eficazes de prevenção e promoção de saúde. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção dos cirurgiões dentistas do Sistema Único de Saúde pertencentes à 15° Regional de Saúde do Paraná quanto as práticas de educação em saúde para prevenção da cárie dentária, por meio de uma pesquisa qualitativa. Para este estudo foi realizada a análise de um banco de dados composto por entrevistas realizadas com 18 cirurgiões dentistas (CDs) atuantes nos municípios da 15a Regional de Saúde do Paraná. As entrevistas foram realizadas face a face, baseadas em um roteiro semi-estruturado e gravadas. A transcrição das gravações foi realizada de forma manual e as falas foram categorizadas segundo o método da análise de conteúdo proposta por Bardin, utilizando-se o software Atlas.ti 7.0. Os CDs relataram realizar práticas de educação em saúde, demonstrando o entendimento da importância destas atividades. As estratégias utilizadas foram a transmissão de informações, a demonstração de técnicas de escovação para o autocuidado, o entendimento da importância da motivação e da persistência para um resultado eficaz do processo educativo, além da utilização de métodos interativos para melhorar a comunicação com a comunidade. No entanto, observou-se que ainda há um entendimento parcial do processo educativo, em diferentes graus de compreensão da potencialidade das ações educativas, sendo necessário a superação do modelo hegemônico pautado na transmissão de informação, um desafio a ser vencido pelos profissionais e comunidade. O desenvolvimento de habilidades e competências em comunicação na graduação e pós-graduação são necessárias, bem como a capacitação dos profissionais nos serviços de saúde, para uma atuação com efetividade nas ações de educação em saúde, visando uma população mais consciente e saudável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Odontologia Integradapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical40 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Odontologiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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