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Autor(es): Zotovici, Sandra Aparecida
Orientador: Larissa Michelle Lara
Título: A educação física no programa escolas interculturais de fronteira
Título(s) alternativo(s): The physical education program in intercultural border schools
Banca: Ricardo de Figueiredo Lucena - UFPB
Banca: Regina Coeli Machado e Silva - UNIOESTE
Banca: Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira - UEM
Banca: Carlos Herold Junior - UEM
Palavras-chave: Educação física escolar;Educação física - Ensino fundamental;Programa de intervenção pedagógica;Educação física - Estudo e ensino
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) é uma ação afirmativa implementada pelo Ministério de Educação (MEC), oriundo de políticas públicas do Governo Federal com o objetivo de fomentar a integração regional por meio da educação intercultural que caucione a formação integral de crianças e jovens em regiões fronteiriças do Brasil com outros países. Sua deflagração ocorre pela ação dos professores que recebem formação para integrar o corpo docente que atua nas escolas inseridas no programa nas cidades que fazem fronteira com o município de Foz do Iguaçu (Brasil), a saber, Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina). Nessa direção, a pesquisa objetivou investigar o PEIF com vistas ao desenvolvimento de um projeto educacional focado no corpo e nas práticas corporais como forma de subsidiar ações de professores de educação física que são formadores em escolas desse Programa. Especificamente, buscamos: a) conhecer o PEIF e suas bases orientadoras de formação; b) acompanhar o processo de implementação do PEIF na cidade fronteiriça de Foz do Iguaçu - PR, verificando de que modo o corpo e as práticas corporais aparecem tematizados nesse Programa; c) desenvolver estudos voltados ao corpo e às práticas corporais na perspectiva intercultural, que possam promover ações formativas junto ao PEIF; d) propor ações de intervenção junto ao PEIF, focadas no corpo e nas práticas corporais interculturais, por meio da sistematização de uma proposta educacional que oriente professores de educação física atuantes como formadores em escolas desse Programa, em Foz do Iguaçu. A metodologia adotada pauta-se em estudo de cunho teórico, cujo embasamento toma por base o acervo bibliográfico e documental (sobretudo relacionado ao MEC), acrescido de descrições resultantes do acompanhamento de projetos político-pedagógicos de escolas em Foz do Iguaçu que participam do PEIF, bem como de conhecimentos obtidos em cursos de formação para professores que atuam nesse Programa. As reflexões acerca do analisado evam-me a concluir que as contribuições que a educação física pode propiciar às escolas interculturais de fronteira estão relacionadas ao diálogo com as ciências humanas e sociais, bem como, aos conhecimentos tematizados a partir do corpo e das práticas corporais junto aos docentes para atuação no PEIF, acrescido do conhecimento das escolas participantes e do contato com professores atuantes no Programa. Por isso, reforço a necessidade do diálogo e da reflexão interdisciplinar junto à comunidade escolar para propor ações de intervenção pedagógica da educação física junto ao PEIF que possam ser orientadoras no desenvolvimento desse Programa na cidade de Foz do Iguaçu.
Abstract: The Intercultural Schools Program Frontier (PEIF) is an affirmative action implemented by the Ministry of Education (MEC), a native of public policy of the Federal Government and aims to promote regional integration through intercultural education caucione the integral formation of children and young people in border regions between Brazil and other countries. Its outbreak occurs by the action of teachers who are trained to join the faculty that will move between schools within the program in cities bordering the city of Foz do Iguaçu (Brazil), namely, Ciudad del Este (Paraguay) and Puerto Iguazu (Argentina). In this sense, the research aims to investigate the PEIF with a view to developing an educational project focused on the body and bodily practices that can support the actions of physical education teachers acting as trainers in schools this program. Specifically, we seek to: a) know the PEIF and guiding their training bases; b) monitor the PEIF implementation process in the border city of Foz do Iguaçu - PR, checking how the body and bodily practices themed appear in the Program; c) develop studies aimed to the body and bodily practices in intercultural perspective that can promote training activities with the PEIF; d) to propose policy actions by the PEIF, focused on the body and bodily intercultural practices, through the systematization of an educational proposal to guide physical education teachers acting as trainers in schools this program in the city of Foz do Iguaçu. The methodology is guided by theoretical nature study, whose foundation is based on bibliographic and documentary resources (especially related to MEC), plus descriptions resulting from ongoing researcher participation in training PEIF, informal conversations resulting from this course, as well as the data collected and the reflections on the analysis leads me to conclude that the contributions physical education can provide to border intercultural schools are related to dialogue with the humanities and social sciences, as well as the themed knowledge from body and body practices among the teachers to operate in PEIF, plus the knowledge of the participating schools and contact with teachers working in the program. So I return the need for interdisciplinary dialogue and reflection with the school community, to propose pedagogical intervention stocks of physical education with the PEIF that they can become guiding for the development of this program in the city of Foz do Iguaçu.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2146
Aparece nas coleções:3.3 Tese - Ciências da Saúde (CCS)

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