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Autor(es): Santos, Silvana dos
Orientador: Giuliano Gomes de Assis Pimentel
Título: Animação cultural afrobrasileira : o caso do Museu Afro Brasil
Banca: Hélder F. Isayama
Banca: Larissa Michelle Lara
Palavras-chave: Animação cultural;Manifestações culturais afrobrasileiras
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Este estudo destacou a existência de conteúdos afrobrasileiros, e os possíveis caminhos metodológicos existentes na animação educativa (educação para e pelo lazer) com a temática afrobrasileira. O lócus do estudo foi o Museu Afro Brasil, por ser um equipamento de lazer facilitador de conteúdos relacionados às manifestações culturais afrobrasileiras e por possuir intervenções educativas relacionadas a esse acervo. Assim, o objetivo, deste estudo consiste em descrever a educação para e pelo lazer por meio da animação no Museu Afro Brasil. Para alcançar o objetivo geral, foram descritas práticas sociais afrobrasileiras privilegiadas no Museu, com ênfase na compreensão dessas práticas, da ação dos atores e nos processos pedagógicos envolvidos no tocante à educação para e pelo lazer nesse ambiente. O corpus material do estudo compôs-se de seis educadores e uma coordenadora que desenvolveram animação educativa em exposições (permanente e temporárias) e oficinas, atendendo públicos diversificados (professores, alunos, visitantes de fim de semana, grupos agendados, crianças, adolescentes e adultos). A coleta de dados utilizou-se de observação, diário de campo e entrevista semi estruturada. O estudo constatou que as abordagens das manifestações culturais afrobrasileiras são formas de desconstruir estereótipos e ideias preconcebidas que, por vezes, codificam as ações do sujeito. Assim, a tentativa de atuar/intervir com conteúdos pouco discutidos favorecem as contradições conceituais, dificultando a apropriação dos conteúdos de matrizes que não sejam as estabelecidas socialmente, a exemplo do eurocentrismo. Desse modo, as ações educativas do Museu Afro Brasil podem associar-se ao lazer, tendo como princípio metodológico a animação cultural, pois, o modus operandi do Museu Afro Brasil, a partir de suas intervenções permitem reflexões acerca da cultura e os sentidos/significados de um povo, promovendo o reconhecimento, valorizando e preservando o patrimônio cultural brasileiro, africano e afro brasileiro, e, ainda, podendo ser considerado uma ação afirmativa. Neste aspecto, as ações educativas do Museu podem ser caracterizadas como avanço no que atribuímos como animação nesta instituição, pois as ações ofertadas pelos educadores acometem motivações e reflexões além do que já se conhece, promovendo o diálogo entre o conhecido/desconhecido.
Abstract: This research verified the presence of Afro-Brazilian content as a methodological in the educative animation (an education through leisure) in which the theme is Afro-Brazilian. This study was developed at Afro-Brazil Museum, a place filled with educational interventions related to the Afro-Brazilian culture. Thus, the aim of this study is to outline the education through leisure by the animations showed at the Afro-Brazil Museum. In order to reach the main aim, mainly the Afro-Brazilian social practices were described with emphasis in understanding these practices, as well as the role of people involved in a situation of education through leisure at the museum. The corpus of this study is composed by six educators and a pedagogical coordinator who promote the educative animation at the museum as part of exhibition, also workshops were offered, the public was very diversified (teacher, students, common visitors, group of visitors, children, adolescents and adults). For the collection of the data we made observations, wrote diaries and also made a interview previously prepared. The study found that the approaches of Afro-Brazilian cultural manifestations are ways to deconstruct stereotypes and preconceived ideas sometimes encode the actions of the subject. Thus, the attempt to act/intercede with little discussed contents favour the conceptual contradictions, making the appropriation of the main content that are not socially established, the example of Eurocentrism. Thus, the educational activities of the Afro-Brazil Museum can be related to leisure, having the methodological principle these cultural events, since the modus operandi of the Afro-Brazil Museum, from its interventions allow reflections on culture and the senses/ meanings of a people, promoting recognition, valuing and preserving the cultural heritage of Brazil, African and Afro-Brazil, and, yet, can be considered an affirmative action. In this respect, the educational activities of the Museum can be characterized as a breakthrough in how we assign animation in this institution, because the shares offered by educators affect motivations and reflections beyond what is already known, promoting dialogue between the known/unknown.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2155
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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