Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2166
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGiuliano Gomes de Assis Pimentelpt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Gislainept_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T17:51:11Z-
dc.date.available2018-04-10T17:51:11Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2166-
dc.description.abstractThis study has a qualitative nature, showing traces of descriptive research methodology, field research and the type of exploratory, aimed at understanding the dynamics playful in the Verá Tupã'i of Campo Mourão-PR, dialoguing with games and activities for children and memory games and games narrated by educators Guarani . The population consisted of indigenous community will Verá Tupã'i, the sample comprised 10 children aged 5 to 12 years, of both genders, and 5 teachers Guarani. For data collection took place: systematic observations to identify the basic aspects of Guarani culture and children's games and activities, and interviews with educators to the narratives of the games and activities that they practiced. For this research on indigenous lands for approval of the Standing Committee on Ethics in Research Involving Humans (COPEP), as well as the chief's permission to perform the same in Verá Tupã'i, and so began the data collection. Thus began the data collection and to check them used the technique of interpretive analysis, where results indicate that the indigenous reorganize themselves in this newly conquered land from the physical and material conditions in that area, since these conditions affect significantly the dynamics playful of children. It was found that few traditional games Guarani remembered among children, others were forgotten and some meanings, including changes due to historical and symbolic meanings and values of the group. It is believed that through this stuff - the games Guarani revitalized and all theoretical on the Guarani culture - can contribute to the physical education teachers to prepare lessons involving indigenous issues and enhance intercultural education.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCultura Guarani - Vera Tupã'i - Jogos - Campo Mourão (PR)pt_BR
dc.subjectCultura Guarani - Vera Tupã'i - Atividades - Campo Mourão (PR)pt_BR
dc.subjectCultura Guarani - Históriapt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação intercultural - Educação físicapt_BR
dc.titleA dinâmica lúdica na comunidade Gurarani Verá Tupã'I de Campo Mourão - PRpt_BR
dc.title.alternativeThe dynamic playful Guarani community Verá Tupã'i of Campo Mourão-PR.en
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Rosângela Célia Faustino - UEM-
dc.contributor.referee2Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM-
dc.description.resumoEste estudo que possui natureza qualitativa, apresentando traços metodológicos da pesquisa descritiva e de campo - do tipo exploratória. Objetivou compreender a dinâmica lúdica na comunidade Verá Tupã?i de Campo Mourão-PR, por meio do diálogo entre os jogos e brincadeiras das crianças e as lembranças dos jogos e brincadeiras narrados pelos educadores Guarani. A população foi composta por indígenas da comunidade Verá Tupã?í, sendo a amostra formada por 10 crianças com idade entre 5 a 12 anos, de ambos os gêneros e por 5 educadores Guarani. Para a coleta dos dados realizaram-se: observações sistemáticas para identificar os aspectos básicos da cultura Guarani e os jogos e brincadeiras das crianças; e entrevistas com os educadores para as narrativas dos jogos e brincadeiras que praticados por eles. Para a realização desta pesquisa em terras indígenas houve a aprovação do Comitê Permanente de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (COPEP), bem como a autorização do cacique responsável por Verá Tupã?i. Assim, iniciaram-se as coletas de dados e, para averiguá-las utilizou-se a técnica da análise interpretativa, onde os resultados indicam que os indígenas se reorganizam nessa terra recém-conquistada a partir das condições físicas e materiais nela existentes, visto que essas condições interferem significativamente na dinâmica lúdica das crianças. Verificou-se que poucos jogos tradicionais Guarani que foram narrados pelos educadores permanecem entre as crianças, outros foram esquecidos e alguns ressignificados devido às mudanças históricas e simbólicas dos sentidos e valores do grupo. Esse trabalho, além de restaurar parte da cultura Guarani, também pode contribuir com os professores de Educação Física para a elaboração de aulas que envolvam a temática indígena e valorizem uma educação intercultural.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical249 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Educação Físicapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000206356.pdf6,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.