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dc.contributor.advisorAmauri Aparecido Bássoli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorAnversa, Ana Luíza Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T17:51:12Z-
dc.date.available2018-04-10T17:51:12Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2168-
dc.description.abstractThe objective of this paper research was to examine the professional training of Physical Education-Bachelor in Public Institutions of Parana Upper Education and its relation to the professional performance field. To do so, it was presented initially, historical aspects of the area, particularly the legal implications of recent decades on the initial formation and professional performance field characterization. Relied on the methodology of the descriptive type of feature qualitative, and the technique of data collection semi-structured interview and the use of questionnaires. To conduct the analysis of collected data, it was analyzed the institutional, pedagogical and internship regulation documents of the seven institutions that offer the training in Physical Education Bachelor in parallel to the speeches of the characters and quantitative numbers. The number of 184 subjects were chosen according to their institutional function (seven course coordinators, seven engineers and 170 academic probation trainees). The analysis performed allowed us to draw a picture of the training in the researched institutions, allowing to verify that both university and students realize that the field performance under non-formal is compulsive and requires qualified professionals with skills manifold. It is necessary to go over some points of training, especially the practical approach that are reduced on curricular, or disconnected from each other, resulting in fragmentation of projects in teaching, research and extension and, consequently, the professional formed. The search for a solid and differentiated formation between undergraduate and graduate comes occurring, through research in the area of professional education and intervention and reviews the Institutional Pedagogical Projects, however, the emphasis on content still runs through the first steps. Turning into issues related to mandatory probation, it seems that it is still restricted to traditional areas of activity of the bachelor, as training and health, being necessary to extrapolate these fields to other unexplored or none propagated ones. Moreover, it was noticed that it was necessary more effective intervention of the academic tutors and the field, that this practice can generate a significant learning and not become another bureaucracy to be addressed in formation. Given these points, it is recommended an extension of discussions and studies within the Physical Education Community while training course, State and partner institutions, to promote, interventions active tutoring of academic and teaching in the interventional fields in order to establish a solid and interdisciplinary formation to be effective to the performance field.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Física - Formação acadêmica - Paraná (Estado)pt_BR
dc.subjectEducação Física - Atuação profissional - Paraná (Estado)-
dc.titleA formação acadêmica do bacharel em Educação Física no Paraná e sua relação com o campo de atuação profissionalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger - UNESP-
dc.contributor.referee2Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi o de analisar a formação do profissional de Educação Física-Bacharelado nas Instituições de Ensino Superior Pública do Paraná e sua relação com o campo de atuação profissional. Para tal, apresentaram-se inicialmente, aspectos históricos da área, em especial as repercussões legais das últimas décadas sobre a formação inicial e a caracterização do campo de atuação profissional. Apoiou-se na metodologia do tipo descritiva de característica qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados a entrevista semi-estruturada e o uso de questionário. Para proceder às análises dos dados coletados, analisaram-se os documentos institucionais, projeto pedagógico e regulamento de estágio das sete instituições que ofertam a formação em Educação Física Bacharelado, em paralelo aos discursos dos personagens e indicativos quantitativos. Os sujeitos em número de 184 foram escolhidos de acordo com sua função institucional (sete coordenadores de curso, sete coordenadores de estágio e 170 acadêmicos formandos). As análises realizadas permitiram traçar um quadro da formação nas instituições pesquisadas, possibilitando verificar que tanto docentes como discentes percebem que o campo de atuação no âmbito não formal é pulsivo e requer profissionais qualificados e com competências múltiplas. Fazem-se necessário rever pontos da formação que estabelecem pontes com o contexto de intervenção profissional, em especial os de cunho prático que se encontram reduzidos nas matrizes curriculares, ou desconectados entre si, repercutindo na fragmentação de projetos de ensino, pesquisa e extensão e, por conseqüência, no profissional formado. A busca por uma formação sólida e diferenciada entre licenciatura e bacharelado vem ocorrendo, por meio de pesquisas na área da formação e intervenção profissional e revisões nos Projetos Pedagógicos institucionais, no entanto, a ênfase nos conteúdos ainda percorre os primeiros passos. Voltando para questões relacionadas ao estágio curricular obrigatório, constata-se que ainda se restringe a espaços tradicionais de atuação do bacharel, como treinamento e saúde, sendo necessário extrapolar estes campos para outros ainda não explorados ou propagados. Além disso, percebeu-se que se faz necessário uma intervenção mais efetiva dos orientadores acadêmicos e de campo, para que esta prática possa gerar uma aprendizagem significativa e não se tornar mais uma burocracia a ser enfrentada na formação. Diante destes pontos, recomenda-se uma ampliação dos debates e estudos no seio da comunidade da Educação Física, enquanto curso de formação, Estado e associações parceiras, visando favorecer, as intervenções ativas dos acadêmicos e o acompanhamento docente nos campos de intervenção, a fim de instituir uma formação sólida e interdisciplinar que seja efetiva às necessidades do campo de atuação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical107 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Educação Físicapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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