Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLenamar Fiorese Vieirapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Clarice Alvespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T17:52:07Z-
dc.date.available2018-04-10T17:52:07Z-
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2175-
dc.description.abstractThe study with experimental character investigated the influence of a structured intervention program based on the instruction theory for the acquisition of aquatic motor skills, in young children. Were subjects of the study 75 children enrolled in the public teaching network. As instruments were used: an identification chart for young children; perceived competence questionnaire; activities routine questionnaire; motor performance test (TGMD2); aquatic motor skills test (ARA) and the implementation of an intervention program based on Predisposition, Structure, Sequence and Reinforcement from Bruner (2006). Three groups were delineated for the motor intervention program: G1 experimental with 3 classes; G2 experimental with 2 classes and G3 (control group). The intervention occurred in 16 weeks. For the data analysis were used the tests: Interclass correlation, Mean and SD and relative frequency; paired t test; One Way nova, Post Hoc (Tukey HSD), General Linear Model (repeated measures), Wilk´s Lambda and categorical quantitative analysis. The results demonstrated: there were no significant gains in the motor quotient from G1 and G2 groups, however, for the locomotion skills significant gains were fond for the children from the intervention program, accepting partially the H1 hypothesis; the aquatic motor skills showed significant changes in the G1 and G2 groups, evidencing significant interactions in the time and groups factors, time factor and group effect, accepting the H2 hypothesis; as for general perceived competence, the G1 and G2 groups did not show significant changes, while G3 demonstrated a significant change in all the three times, rejecting the H3 hypothesis; as for the correlations, the results evidenced that there was a positive, moderate and significant correlation among the aquatic motor skill and total vast motor performance (r=0,387*); G1 presented a positive, moderate and significant correlation among the aquatic motor skill and total vast motor performance (r=0,460*); G2 did not show a correlation and G3 demonstrated a positive, moderate and significant correlation among the same variables (r=0,520*); the influence of the aquatic motor intervention program with different frequencies demonstrated significant changes in the aquatic motor skills acquisition in the groups (G1 and G2) when compared to G3, accepting the H4 hypothesis, however, there were no significant differences in the acquisition of aquatic motor skills between G1 and G2, rejecting the hypothesis H5. So I is concluded that: the intervention program structured with bases in the instruction theory for young children had a significant influence in the acquisition of aquatic motor skills, in the groups experimental G1 and G2.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotricidade esportivapt_BR
dc.subjectEducação física - Desenvolvimento motorpt_BR
dc.subjectMotricidade - Criançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento motor - Criançapt_BR
dc.subjectHabilidade motora aquáticapt_BR
dc.titleAquisição de habilidades motoras aquáticas: um programa de intervenção estruturado com base na teoria de instrução para crianças jovenspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ruy Jornada Krebs-
dc.contributor.referee2Vanildo Rodrigues Pereira-
dc.description.resumoO estudo de caráter experimental investigou a influencia de um programa de intervenção estruturado com base na teoria da instrução na aquisição de habilidades motoras aquáticas, em crianças jovens. Foram sujeitos do estudo 75 crianças matriculadas na rede de ensino publico. Os instrumentos utilizados foram: ficha de identificação das crianças jovens; questionários de percepção de competência; questionário de rotina de atividades; teste de desempenho motor (TGMD2); teste de habilidades motora aquática (ARA) e a implementação de um programa de intervenção com base na Predisposição, Estrutura, Seqüência e Reforço de Bruner (2006). Para o programa de intervenção motora foram delineados três grupos: G1 experimental com 3 aulas semanais; G2 experimental com 2 aulas e G3 (grupo controle). A intervenção teve duração de 16 semanas. Para a análise dos dados utilizou-se os testes: Correlação intraclasse, Média/SD e freqüência relativa; Teste t pareado; One Way Anova, Post Hoc (Tukey HSD) e General Linear Model (medidas repetidas) e Wilks`Lambada e análise qualitativa tipo categorial. Os resultados demonstraram que não houveram ganhos significativos no quociente motor dos grupos G1 e G2. Entretanto, nas habilidades de locomoção, ganhos significativos foram obtidos no grupo G1 e G2, aceitando parcialmente a hipótese H1; as habilidades motoras aquáticas apresentaram mudanças significativas nos grupos G1 e G2, evidenciando interação significativa no fator tempo e grupo, fator tempo e no efeito do grupo, aceitando a hipótese H2; na percepção de competência total, os grupos G1 e o G2, não apresentaram mudanças significativas, enquanto o G3 demonstrou que houve mudança significativa nos três tempos, rejeitando a hipótese H3; os resultados demonstraram ainda que houve correlação positiva, moderada e significativa da habilidade motora aquática com o desempenho motor amplo total (r=387*); o G1 apresentou correlação positiva, moderada e significativa nas habilidades motoras aquáticas com o desempenho motor amplo (r=0,460*); o G2 não apresentou correlações e o G3 demonstrou correlação positiva, moderada e significativa (r=0,520*) nas mesmas variáveis; a influencia do programa de intervenção motora aquática com diferentes freqüências, demonstrou mudanças significativas nas aquisições de habilidades motoras aquáticas nos grupos G1 e G2 quando comparados ao G3, aceitando a hipótese H4. Entretanto, não houve diferença significativa nas aquisições de habilidades motoras aquáticas entre os grupos G1 e G2, rejeitando a hipótese H5. Assim conclui-se: o programa de intervenção estruturado com base na teoria de instrução de crianças jovens teve influência significativa na aquisição de habilidades motoras aquáticas, nos grupos experimentais G1 e G2.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.localMaringápt_BR
dc.description.physicalxxvi, 173 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Educação Físicapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000170593.pdf955,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.