Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2178
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPedro Paulo Deprápt_BR
dc.contributor.authorFogagnoli, Alissianny Hamanpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T17:52:07Z-
dc.date.available2018-04-10T17:52:07Z-
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2178-
dc.description.abstractThis study characterized as descriptive and correlational aimed to analyze the level of association between developmental coordination disorder with perceived competence and quality of life of schoolchildren 8-10 years of a municipality in the northwestern region of Paraná. The sample consisted of 472 schoolchildren aged 8-10 years of both sexes enrolled in public schools in the municipality of Campo Mourão. To collect the data we used the Movement ABC test Henderson and Sugden (1992), the Self Perception Scale for Children (EAPC) validated by Valentini et al. (2010), Scale and Quality of Life of Children validated by Assumption et al (2000). In the analysis of the data was used: Kolmogorov-Smirnov test, median, quartiles (Q1-Q3), frequency, percentage, test, Mann-Whitney U, Chi-Square 2X2, Spearman correlation and Cronbach's alpha. The results indicate that 27.8% of students have BDD, 77.5% of the total sample have low perception of competence, and 26.9% of students have unsatisfactory quality of life. There were no significant differences when compared variables according to gender. When comparing age groups, there were significant differences in the quality of life (overall score factors and leisure, and family roles), TDC (overall score, ball skills and balance) and perceived cognitive competence and behavioral conduct. Comparing the perception of competence and quality of life due to the TDC, no significant differences were found. As the association, there was no significant association between the variables TDC, perceived competence and quality of life, only significant association between TDC and age.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTranstorno do desenvolvimento da coordenaçãopt_BR
dc.subjectPercepção de competênciapt_BR
dc.subjectQualidade de vida - Esportept_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectDesempenho motor - Estudantespt_BR
dc.titleAssociação do transtorno do desenvolvimento da coordenação com a percepção de competência e a qualidade de vida de escolarespt_BR
dc.title.alternativeAssociation of developmental disorder of coordination with the perception of competence and quality of life of schoolchildrenen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Juarez Vieira do Nascimento - UFSC-
dc.contributor.referee2Lenamar Fiorese Vieira - UEM-
dc.description.resumoEste estudo caracterizado como descritivo-correlacional objetivou analisar o nível de associação do transtorno do desenvolvimento da coordenação com a percepção de competência e a qualidade de vida de escolares de 8 a 10 anos de um município da região Noroeste do Paraná. A amostra foi composta por 472 escolares com idade entre 8 a 10 anos, de ambos os gêneros, matriculados nas escolas municipais do município de Campo Mourão. Para a coleta dos dados utilizou-se o teste ABC do Movimento de Henderson e Sugden (1992); a Escala de Autopercepção para Crianças (EAPC) validada por Valentini et al. (2010), e a Escala de Qualidade de Vida da Criança validada por Assumpção et al (2000). Na analise dos dados utilizou-se: teste de Kolmogorov Smirnov, mediana, quartis (Q1-Q3), frequência, percentual, Teste U de Mann-Whitney, Teste de Qui-Quadrado 2X2, correlação de Spearman e alfa de Cronbach. Os resultados indicam que 27,8% dos escolares apresentam TDC; 77,5% do total da amostra possuem baixa percepção de competência e, 26,9% dos escolares apresentam qualidade de vida não satisfatória. Não houve diferenças significativas quando comparada as variáveis de acordo com o gênero. Na comparação entre faixas etárias, houve diferenças significativas em relação a qualidade de vida (escore geral e fatores lazer, funções e família), TDC (escore geral, habilidades com bola e equilíbrio) e percepção de competência cognitiva e conduta comportamental. Na comparação da percepção de competência e qualidade de vida em função do TDC, não foram encontradas diferenças significativas. Quanto a associação, não houve associação significativa entre as variáveis TDC, percepção de competência e qualidade de vida; somente houve associação significativa entre TDC e faixa etária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical150 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Educação Físicapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000207413.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.