Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmauri Aparecido Bássoli de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorAlbino, Renata Leilapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T17:52:09Z-
dc.date.available2018-04-10T17:52:09Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2189-
dc.description.abstractThe general aim of this study was to investigate the general concept of professional competence of faculty who teach in Physical Education Bachelor courses, in the state of Paraná, from the knowledge that underlie professional intervention. The methodological approach was based on descriptive qualitative research. To gather information, we used a questionnaire in Likert scale (range: 1 - 5) and three open response questions, developed with the focal group technique and the literature consulted. The selection of HEIs and faculty followed the guidelines of probabilistic sampling, considering those HEIs which are accredited by MEC and that offer the Bachelor degree in Physical Education, and the faculty graduated in the area and acting in the bachelor courses. The study included 132 faculty attached to 19 accredited HEIs. The Student's t test and repeated measures ANOVA were used for data analysis and comparisons. The results highlighted the importance that the faculty attribute the following types of Knowledge: a) Declarative/Conceptual, from biology, motor development and human behavior, focused on teaching and learning and derived from scientific research, in contrast to the body expressions /manifestations and understanding/insertion of man in society; b) Procedure, which includes the skills that facilitate the organization of theoretical knowledge for its transmission; c) Attitudinal, which brings together the motivational, perceptual and cognitive processes of the individual, behavior, conducts and choices, his beliefs and representations. The Attitudinal Knowledge stood among the others, highlighting the concern of faculty with: a) the subjective aspects of intervention and individual characteristics, contexts and populations; b) the proposals and/or applications to the students/clients/users; c) in detriment to the overvaluation of practical and conceptual knowledge. In the research themes, the knowledge oriented to project development, equipment and patents for different spaces, areas and populations, was highlighted. However, the search for up-to-date knowledge occur through: a) the participation in scientific events in the area, study/research groups and technical courses; b) using the Internet to access scientific papers/journals and books; c) the appropriation of knowledge from other fields, such as psychology and sociology; d) consultation and/or indication of national/international journals in the area and evaluated by the Qualis CAPES, indicating the focus of the faculty to the knowledge of scientific nature, subject to the scrutiny of institutions and representativity among the scientific community.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação física - Formação profissionalpt_BR
dc.subjectEducação física - Ensino superiorpt_BR
dc.subjectProfessores de educação física - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleCompetências profissionais do bacharel em educação física: a noção dos docentes que atuam na formação inicial do estado do Paranápt_BR
dc.title.alternativeProfessional Competence of the Bachelor in Physical Education: the concept of faculty who teach at the initial formation at the state of Paraná.en
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Juarez Vieira do Nascimento - UEM-
dc.contributor.referee2Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM-
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral investigar a noção de competência profissional dos docentes que atuam nos cursos de bacharelado em Educação Física, do estado do Paraná. O encaminhamento metodológico baseou-se na abordagem qualitativa de pesquisa do tipo descritiva. Para a obtenção das informações, utilizou-se um questionário em escala tipo Likert e três questões de respostas abertas, elaborados a partir da técnica de grupo focal e de literatura consultada. A seleção das IES e docentes seguiram as orientações da amostragem probabilística, sendo consideradas as IES credenciadas junto ao MEC e que ofertassem o curso de bacharelado em Educação Física e quanto aos docentes foram considerados os graduados na área e atuantes nos cursos de bacharelado. Participaram do estudo 132 docentes vinculados a 19 IES autorizadas. Na análise dos dados, teste t de Student e ANOVA para medidas repetidas foram adotados para as comparações. Os resultados destacaram a importância atribuída pelos docentes Conhecimentos: a) Declarativos/Conceituais, das áreas biológicas, desenvolvimento motor e comportamento humano, voltados ao ensino-aprendizagem e advindos da pesquisa científica, em contraponto, as manifestações/expressões corporais e entendimento/inserção do homem na sociedade; b) Procedimentais, que inclui as habilidades que facilitam a organização dos conhecimentos teóricos para sua transmissão; c) Atitudinais, que reúnem os processos motivacionais, perceptivos e cognitivos do indivíduo, o comportamento, condutas e escolhas, suas crenças e representações. Os Conhecimentos Atitudinais sobressaíram entre os demais, ressaltando a preocupação dos docentes com: a) os aspectos subjetivos da intervenção e característicos dos indivíduos, contextos e populações; b) as propostas e/ou aplicações aos alunos/clientes/usuários; c) em detrimento a supervalorização dos conhecimentos práticos e conceituais. Nas temáticas de pesquisa, destacaram-se os conhecimentos voltados ao desenvolvimento de projetos, equipamentos e patentes, para diferentes espaços, áreas de atuação e populações. A busca e atualização do conhecimento ocorrem por meio: a) da participação em eventos científicos da área, grupos de estudos/pesquisa e cursos técnicos; b) do uso da internet para o acesso a artigos, periódicos e livros; c) da apropriação dos conteúdos de outras áreas, como a psicologia e sociologia; d) da consulta e ou/indicação de periódicos nacionais/internacionais da área e avaliados pela Qualis Capes, indicando o foco dos docentes aos conhecimentos de cunho científico, submetidos ao crivo de instituições superiores e de representatividade em meio à comunidade científica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação Física - UEM/UELpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical157 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Educação Físicapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências da Saúdept_BR
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000205464.pdf2,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.