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Autor(es): Souza, Vânia de Fátima Matias de
Orientador: Vanildo Rodrigues Pereira
Título: Estudo da influência da variabilidade de prática gímnica sobre o desempenho motor de escolares do novo primeiro ano do ensino fundamental
Banca: Marco Antonio Coelho Bortoleto - UNICAMP
Banca: Ieda Parra Barbosa Rinaldi - UEM
Palavras-chave: Habilidades motoras (Educação física) - Processos de aquisição;Desempenho motor - Crianças - Ensino fundamental;Ginástica - Habilidades motoras - Processos de aquisição;Habilidades motoras - Processos de aquisição
Data do documento: 2009
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O objetivo dessa pesquisa, de delineamento quase-experimental, foi analisar o efeito de um programa motor centrado na variabilidade da prática gímnica sobre o desempenho motor geral, em crianças do novo primeiro ano do ensino fundamental, com duração de nove anos. A amostra dessa pesquisa foi aleatória, composta por 42 crianças (23 meninos e 19 meninas) sendo distribuídas em duas turmas: uma no período vespertino (21 crianças), designada como grupo experimental e, outra no matutino (21 crianças), considerada como o grupo controle da pesquisa. A idade média das crianças era de 6,5 anos. Como instrumentos para avaliação motora utilizou-se o TGMD-2 (Testo of Gross Motor Development - ULRICH, 2000) em pré e pós-teste. Para obtenção de informações referentes às atividades diárias das crianças utilizou-se de uma entrevista semi-estruturada, sugerida por Pereira (1997). Para a construção do programa de intervenção, que teve a duração de 16 semanas, com três encontros semanais de 50 minutos, optou-se por adequar a proposta de Leguet (1987). Para a análise dos dados, testou-se a normalidade por meio do teste de Shapiro-Wilk`s, para a comparação entre os grupos controle e experimental aplicou-se o teste U de Mann-Whitney, e para as comparações de cada variável independente, utilizou-se o teste de Wilcoxon. Os resultados indicam que, após o período de intervenção, as crianças do grupo experimental demonstraram um ganho significativo (p=0,001) em relação às crianças do grupo controle, nas habilidades de locomoção e controle de objetos. Observou-se também, que as crianças do sexo masculino do GE apresentaram escores de md= 49 (46-52), e o GC md= 49 (46-52) no pré-teste, já no pós-teste, esse resultado passou para md= 88 (82-94) para o GE, enquanto, o GC permaneceu com escores finais semelhantes aos resultados da avaliação no pré-teste md= 49 (46-54). Observou-se que tanto os meninos quanto as meninas do GE apresentaram resultados significativos nos escores de locomoção e controle de objetos (p=0,03). Vale destacar que o GC permaneceu no mesmo patamar após 16 semanas. Conclui-se assim que, a intervenção estruturada por meio da variabilidade de prática gímnica, estimulou favoravelmente e significativamente, desenvolvendo as habilidades motoras das crianças sujeitos desse estudo como é possível observar nos resultados.
Abstract: The purpose of the present study, the quasi-experimental design, was to analyze the effect of a program focused on motor variability of practice on motor performance general, children in the new first year of primary school, with duration of nine years. The sample of this survey was random, consisting of 42 children (23 boys and 19 girls) being divided into two classes: one in the evening period (21 children), designated as experimental group, and another in the morning (21 children), is considered the control group of search. The average age of children was 6.5 years. As tools to evaluate motor used the TGMD-2 (Test of Gross Motor Development - ULRICH, 2000) in pre-and post-test. To obtain information concerning the daily activities of children used is a semi-structured, as suggested by Pereira (1997). For the construction of the intervention program, which had a duration of 16 weeks, with three weekly meetings of 50 minutes, we opted to bring the proposal to Leguet (1987), in view of the general gymnastics. For data analysis, it was tested by means of the normality test of Shapiro-Wilk `s, for comparison between the experimental and control groups was applied to test U of Mann-Whitney, and for comparisons of each independent variable, using the Wilcoxon test. The results indicate that after the intervention, children in the experimental group showed a significant gain (p = 0001) in relation to children in the control group, the skills of movement and control of objects. It was also observed that the male children of GE had scores of md = 49 (46- 52), and GC md = 49 (46-52) in the pre-test. Already in the post-test, this result fell to md = 88 (82-94) for the GE, while the CG with final scores remained similar to the results of the assessment in the pre-test md = 49 (46-54). It was observed that both boys as girls of GE showed significant results in scores of locomotion and control of objects (p = 0.03). It emphasized that the GC remained the same level after 16 weeks. It is thus clear that the structured intervention by the variability of practice gímnica, positively and significantly stimulated developing motor skills of children subject of this study revealed in the results.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2208
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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