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http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2235
Autor(es): | Gonçalves, Gislaine |
Orientador: | Larissa Michelle Lara |
Título: | Práticas corporais afro-brasileiras em uma realidade quilombola no Paraná: perspectivas de uma ação interventora |
Título(s) alternativo(s): | Afro-Brazilian body practice in quilombola reality in Paraná: perspectives from an interventional action. |
Banca: | Cleyde Rodrigues Amorim - UEM |
Banca: | Jeane Barcelos Soriano - UEL |
Palavras-chave: | Quilombos - Paraná (Estado) - Cultura afro-brasileira;Cultura afro-brasileira - Práticas corporais;Intervenção - Práticas corporais - Quilombos |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Universidade Estadual de Maringá |
Resumo: | A presente pesquisa analisa como são desenvolvidas práticas corporais afro-brasileiras em uma comunidade quilombola no Paraná e como elas se constituem em ações de intervenção social. Especificamente, foi necessário: a) fomentar reflexões sobre a condição do ser "quilombola", identificando como ocorrem práticas corporais afro-brasileiras na comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha, em Guarapuava-PR; b) entender o processo de construção de práticas corporais afro-brasileiras pelos quilombolas integrantes da Cia. de Música e Dança Afro Kundun Balê; c) verificar como as práticas corporais afro-brasileiras realizadas pelo grupo estudado configuram-se como ações de intervenção social. Com base em orientações da etnografia, a pesquisa foi desenvolvida junto a atores sociais da comunidade quilombola Invernada Paiol de Telha e, notadamente, junto aos membros da Cia. de Música e Dança Afro kundun Balê. A coleta de dados ocorreu em quatro fases, durante os anos de 2010 a 2011, totalizando 50 dias de imersão em campo. Como técnicas de coleta para a captação de informações foram utilizados registro imagético (filmagens e fotografias), observação, entrevista semi-estruturada, e anotações em diário de campo. Constatamos, com a pesquisa, que a condição de "ser quilombola" não se dá pela cor da pele, mas pela herança de exclusão e barbárie a que foram submetidos os quilombolas e seus descendentes. As práticas corporais afro-brasileiras que integravam essa história foram ofuscadas por outros modos de expressão da vida e da religiosidade, sendo carentes no cotidiano do Paiol de Telha, limitando-se às ações realizadas por membros da Cia. de Música e Dança Afro Kundun Balê e auxiliares. O trabalho desenvolvido por esse grupo constitui-se em modo de formação humana de jovens e adolescentes por meio da arte, de intervenção na comunidade a partir de ações de conscientização da condição de ser quilombola e da necessidade de retomar práticas corporais afro-brasileiras, sendo aceito e também repudiado por seus vínculos com o candomblé. Seu papel, para além da comunidade, tem sido de levar a cultura afro-brasileira a diferentes espaços sociais, fomentando consciência crítica e política em relação ao modo de existência quilombola, requerendo ações que tragam intervenções diretas no Paiol de Telha no sentido de seu desenvolvimento e melhoria das condições existenciais das pessoas que ali vivem. |
Abstract: | The present study analyses how the Afro-Brazilian body practice is developed in a quilombola community in Paraná, and how it is built in social intervention actions. It was particularly necessary to: (a) foster reflections on the condition of being quilombola identifying how the Afro-Brazilian body practice occurs in the quilombola community of Invernada Paiol de Telha, in Guarapuava, Paraná; (b) to understand the process of building Afro-Brazilian body practice by quilombola who take part in the Afro-Kundun Balê Music and Dance Company; (c) to verify how the Afro-Brazilian body practice carried out by the group in study is set as social intervention actions. The research was developed based on ethnography guidance, along with social actors from the quilombola community of Invernada Paiol de Telha and, remarkably, with members of Afro Kundun Balê Music and Dance Company. The data gathering was carried out in four phases during the years of 2010 and 2011, with a total of 50 days of field immersion. As techniques to gather information we used image recording (movies and photographs), observation, semi-structured interview and notes from field journal. Through this study we conclude that the condition of "being quilombola" is not related to the color of the skin, but to the seclusion and barbarism the quilombola and their descendants went through. The Afro-Brazilian body practice which composed this history was overshadowed by other means of life and religion expressions, being deprived from Paiol de Telha daily life and limited to actions of members from Afro Kundun Balê Music and Dance Company and their assistants. The work developed by this groups is about human training for youngsters and adolescents through art, intervention in community with actions towards the awareness on the condition of being quilombola and the necessity of relive Afro-Brazilian body practice, being accepted but also refused due to its bond with Candomblé. The role of the group goes beyond the community and brings the Afro-Brazilian culture to many sorts of social interactions, fostering a critical and political thinking about the quilombola life style, demanding actions which bring up interventions in Paiol de Telha aiming to a development and an improvement of its inhabitants conditions. |
URI: | http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2235 |
Aparece nas coleções: | 2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS) |
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