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Autor(es): Minelli, Daniela Schwabe
Orientador: Jeane Barcelos Soriano
Título: O profissional de educação física e o contexto do trabalho em equipe no setor da saúde: uma análise das interações interprofissionais
Banca: Samuel de Souza Neto - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro
Banca: Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira - UEM
Palavras-chave: Educação Física - Profissionais - Autonomia;Educação Física - Interprofissionais - Equipe de saúde;Interação interpessoal
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A literatura, relacionada ao estudo dos grupos profissionais, tem levado em consideração pontos relevantes para a consolidação de uma profissão, sobretudo, em relação à obtenção de prestígio profissional e reconhecimento social, advindos, especialmente, de uma base teórica de conhecimento. No presente estudo, buscamos investigar como se estabelecem as interações entre os profissionais de educação física e demais grupos atuantes em um trabalho em equipe no setor da saúde. Optamos pelo encaminhamento metodológico dentro da abordagem qualitativa de pesquisa. Para tanto, contamos com a participação de vinte profissionais de saúde, inseridos em quatro equipes de trabalho, entre médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e profissionais de educação física. O processo de obtenção das informações deu-se pela realização da entrevista semiestruturada. O roteiro de perguntas continha três temas norteadores sobre o assunto que nos propusemos a investigar: a) relações de trabalho estabelecidas entre o profissional de educação física e os diferentes grupos profissionais; b) conhecimento formalizado como elemento de hierarquização entre os grupos profissionais; e c) divisão do trabalho no setor da saúde. Para categorização e discussão dos dados, utilizamos a análise de conteúdo. A partir da leitura criteriosa das entrevistas, chegamos a sete categorias, sendo: 1) relevância do conhecimento da área da educação física para o trabalho em equipe no setor da saúde; 2) interações interprofissionais entre a educação física e demais grupos; 3) superioridade médica nas relações de trabalho entre as profissões secundárias no setor da saúde; 4) autonomia; 5) aspectos relevantes para uma boa relação de trabalho; 6) conexões entre o processo de tomada de decisão e negociação no cotidiano profissional; e 7) formas de comunicação entre os envolvidos. Destacamos como considerações finais que: a) os entrevistados, inseridos no trabalho em equipe, avaliaram o conhecimento da intervenção profissional em educação física como sendo de baixa complexidade; b) o processo de tomada de decisão deu-se a partir da área mais próxima do problema em questão; c) as relações de poder e subordinação entre a liderança no setor da saúde e as profissões secundárias ficaram evidentes na forma como eram conduzidos os encaminhamentos dentro do trabalho; e d) a ausência de autonomia plena fez-se presente entre as profissões, com exceção dos médicos que controlavam as tarefas no setor.
Abstract: The literature regarding the study of professional groups has considers as relevant points for the consolidation of a profession mainly the acquisition of professional prestige and social recognition, especially resulting from a theoretical basis of knowledge. In this study, we investigated how the interactions between physical education professionals and other groups working in teams were established within the health sector. We opted for a methodological approach of qualitative research. Therefore, we counted with the participation of twenty health professionals, inserted in four teams, including physicians, physiotherapists, psychologists, nurses, nutritionists and physical education professionals. Semistructured interviews were used to obtain the data. The questions guide consisted of three major themes on the subject that we set out to investigate: a) working relationships established between physical education professionals and the various professional groups, b) formalized knowledge as an element of hierarchy among the professional groups, and c) labor division in the health sector. To categorize and discuss the data we used a content analysis approach. Upon careful reading of the interviews, we came to seven categories, namely: 1) relevance of physical education knowledge for teamwork in the health sector; 2) interprofessional interactions between physical education practitioners and other groups; 3) medical superiority in working relationships between secondary professions in the health sector; 4) autonomy; 5) relevant issues for a good working relationship; 6) connections between the process of decision making and negotiation in daily work; and 7) forms of communication between those involved. As final considerations: a) the respondents inserted in teams evaluated the knowledge of professional intervention in physical education as being of low complexity, b) the decision-making process took place in the closest area to the central problem, c) the relationships of power and subordination between the leadership in the health area and the secondary professions became evident in the way the referrals were handled within the work; and d) the lack of full autonomy between the professions, except for the physicians who led the tasks in the sector.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2264
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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