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Autor(es): Balan, Marli Aparecida Joaquim
Orientador: Magda Lúcia Félix de Oliveira
Título: Construção de um questionário para análise do conhecimento sobre o atendimento inicial ao queimado
Banca: Maria Terezinha Bellanda Galuch - UEM
Banca: Laura Misue Matsuda - UEM
Palavras-chave: Queimaduras;Queimados;Enfermagem;Estudos de avaliação;Serviços Médicos de Emergência;Estudos de validação;Brasil.;Burns;Emergency Medical Services;Nursing;Validation Studies;Brazil.
Data do documento: 2008
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A equipe de saúde que presta atendimento inicial ao queimado deve possuir conhecimento científico para ter condições de aumentar a chance de sobrevivência do paciente. Como não existe um instrumento nacional para avaliar o conhecimento de profissionais de saúde nesta área, definiu-se como objetivo desta dissertação com base em uma pesquisa metodológica de abordagem quantitativa, construir esse instrumento de medida, cuja finalidade é identificar o conhecimento de enfermeiros e médicos sobre o atendimento inicial do queimado. Obteve-se autorização do Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos e do hospital escola onde se realizou o préteste. A estrutura do instrumento foi fundamentada na teoria de elaboração de escalas psicológica de Pasquali (1998). Por meio da elucidação teórica, resultante da investigação de referências solidificadas na área de enfermagem e na área médica, foram construídas sessenta questões de múltipla escolha. A validade aparente e de conteúdo foi julgada por meio de um painel de oito experts e dez profissionais de saúde e por um pré-teste realizado no pronto atendimento do hospital escola. Os "experts", subsidiados pelo "guia de análise das propriedades psicométricas do questionário (adaptado de Pasquali, 1998)", apresentaram trinta e seis questões com validade de conteúdo. Os dez profissionais fizeram sugestões, que foram acatadas, para melhorar a inteligibilidade das questões. O instrumento validado consistiu em trinta e sete questões sobre o atendimento inicial do queimado, abordando conhecimento geral, de enfermagem e de medicina. Foi aplicado em uma população de vinte e um enfermeiros e vinte e dois médicos, distribuídos equitativamente quanto ao sexo e com idade média de 38 anos. 25 (58,1%) possuíam formação acadêmica em nível de especialização, 12 (27,9%) em mestrado, 05 (11,6%) em doutorado e 1 (2,3%) em graduação. Quatro enfermeiros e 9 médicos referiram atualizar-se sobre queimaduras por meio de cursos/treinamentos, discussões/reuniões científicas e/ou jornadas, simpósios, biblioteca, leitura de livros e artigos pela Internet. No que diz respeito à consistência interna do questionário na área de conhecimento geral, em razão da Correlação Biserial, foram descartadas as questões 2, 3 e 9, por não estarem correlacionadas ao construto. Com base na Teoria de Resposta ao Item, as demais questões apresentaram parâmetros "a" semelhantes e, por isso, não discriminariam os respondentes; quanto à dificuldade,que é o parâmetro "b", os itens estão variados com parâmetros de -1,3 a 1,2 e, quanto a probabilidade de acerto ao acaso,"c" foram semelhantes. Assim, o instrumento de análise de conhecimento geral foi calibrado, porém com erro-padrão alto, pois o tamanho de amostra não foi suficiente para estimar satisfatoriamente os parâmetros do modelo. Conclui-se que a validação desse instrumento contribui para elucidar o conhecimento que profissionais de saúde possuem acerca do tema e poderá subsidiar intervenções educativas que preparem melhor o profissional nessa área. Ressalta-se a importância de estudos posteriores para determinação da confiabilidade desse instrumento.
Abstract: Health teams providing initial assistance for burn victims must have scientific knowledge in order to increase the chances of survival for these patients. Given there is no nationwide standard to evaluate the knowledge of health professionals on this specialty, the objective of this study was to build a tool to measure and identify the knowledge of nurses and physicians regarding initial assistance for burn victims. This is a methodological research with a quantitative approach. Authorization was obtained from The Committee for Ethics and Human Research, and from the teaching hospital where the pre-test was conducted. The creation of the validation instrument was based on Pasquali's theory of psychological scales (1998) and consisted of theoretical solving, by means of the investigation of authoritative references in the nursing and medical fields, and construction of sixty multiple choice questions. Apparent validity and content were analyzed by means of an evaluation by an eight-member panel of experts and ten health professionals, respectively, as wel las by a pre-test at the teaching hospital ER. The experts, based on the "Analytical guide of the psychometric properties of the questionnaire (adapted from Pasquali, 1998)" presented thirty-six questions with content validity. The ten health professionals made suggestions, which were accepted, to improve the intelligibility of the questions. The validated tool consisted of thirty-seven questions about the initial assistance for burn victims, approaching general knowledge, nursing and medicine. The questionnaire was applied on a sample of 21 nurses and 22 physicians. They were distributed equally between males and females, with average age of 38 years; 25 (58,1%) had specialization degrees, 12 (27,9%) had Masters Degrees, five (11,6%) had PhDs, and one (2,3%) had only bachelor degrees. Four nurses and nine doctors declared they learned more on burns from courses/training discussions/scientific meetings and/or events symposiums, at libraries, reading books and articles, and on the Internet. In order to verify the internal consistency of the general knowledge questionnaire, questions 2, 3 and 9 were discarded through biserial correlation because they were not correlated with the construct. The other seven had similar parameters through Response Theory for item "a", showing that this instrument does not discriminate against responders; as for difficulty, "b", the items are varied with parameters between -1,3 and 1,2; the probability of random guessing, "c", is also approximately equal. Thus, the general knowledge analysis tool was calibrated, but with high standard deviation, because the sample size was not sufficient to satisfactory estimate the model's parameters. The validation of this instrument contributes to quantify the knowledge that health professionals hold in this field. Thus study will support educational interventions to improve professional training in this field. The importance of further studies is emphasized to determine the reliability of this instrument.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2355
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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