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Autor(es): Venturini, Daniele Aparecida
Orientador: Laura Misue Matsuda
Título: O conhecimento sobre a sistematização da assistência de enfermagem entre os anos de 1980 e 2005 : subsídios para a qualidade do cuidado
Banca: Maria de Fátima Mantovani - UPFR
Banca: Eliane Aparecida Sanches Tonolli - UEM
Palavras-chave: Sistematização da Assistência da Enfermagem;Característica;Sistematização da Assistência da Enfermagem;Literatura específica;Análise (Bardin);Processos de enfermagem;Qualidade da assistência à saúde;Administração dos cuidados aos pacientes;Bibliografia nacional;Brasil.;Nursing processes;Quality of health care;Patient care administration. National bibliography;Brazil.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE - constitui um método que tem como principais propósitos organizar o processo de cuidado e proporcionar um atendimento individualizado e de qualidade. O presente estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica cujo objetivo foi analisar as publicações brasileiras referentes à Metodologia da Assistência de Enfermagem. A coleta de dados teve início em setembro de 2006 e finalizou em julho de 2007. O método de análise utilizado foi a análise de conteúdo, proposta por Bardin (2004). A amostra reuniu trinta e sete trabalhos, publicados entre 1980 e 2005, compreendendo trinta e quatro artigos, duas dissertações de mestrado e uma tese de doutorado. A busca pelos trabalhos ocorreu nos bancos de dados da Bireme, Banco de Teses da Capes e Biblioteca Virtual de Saúde. Como descritores utilizou-se, além de SAE, metodologia da assistência de enfermagem e processo de enfermagem, cuidado, planejamento do cuidado, qualidade da assistência de enfermagem, registros e anotações de enfermagem. O tratamento dos dados iniciou com a pré-seleção do material, por meio da leitura dos títulos e resumos. A seguir, os estudos selecionados foram arquivados para aquisição posterior. Em cada trabalho foi aplicado um roteiro de análise. Após várias leituras e exploração do material os trabalhos foram codificados e extraíram-se as categorias temáticas e os exemplos dos textos para cada uma delas. Dos textos analisados obtiveram-se quatro categorias temáticas: relacionadas, respectivamente, ao ensino, à instituição, aos profissionais e à gestão. Cada categoria se dividiu em subcategorias. A relacionada ao ensino teve três subcategorias: a formação e o preparo dos profissionais; o papel das instituições de ensino e a produção de pesquisas; e a continuidade do ensino por meio de capacitações e treinamentos. Para a instituição hospitalar ocorreram duas subcategorias: as políticas de pessoal e institucional e os recursos físicos, humanos, materiais e financeiros. Na categoria relacionada aos profissionais foram identificadas vertentes relativas a fatores intrínsecos e extrínsecos e às vantagens incorporadas pela SAE à profissão. Quanto à categoria gestão, sobressaíram três subcategorias, que abordaram, respectivamente, a gestão de recursos humanos, o processo administrativo e a gestão do cuidado de enfermagem. Entre as principais dificuldades para a implementação da SAE, extraídas dos estudos analisados, constam as relacionadas ao preparo dos profissionais, à falta de apoio da gerência e às resistências e crenças pessoais dos profissionais. Os benefícios proporcionados pela SAE se relacionaram tanto aos profissionais quanto aos pacientes e à instituição. Apesar de se considerar a SAE um desafio para o terceiro milênio, as dificuldades e facilidades para a sua operacionalização devem ser investigadas e divulgadas para que a prática seja repensada e o agir dos enfermeiros encontre suporte para mudanças.
Abstract: Nursing Care Systematization - NCS - consists of a method whose main purposes are to organize the care process and to provide individualized quality service. The present study consists of a bibliographical research, whose objective was to analyze Brazilian publications regarding the Methodology of Nursing Care. The collection of data began in September 2006 and was concluded in July 2007. The analysis method used was content analysis, as proposed by Bardin (2004). The sample was comprised of 37 papers: 34 articles, two master's dissertations and one doctorate thesis, published between 1980 and 2005. The search for these works was carried out in the following databases: Bireme, Capes Thesis Database and Virtual Health Library. The keywords used, besides NCS, were Methodology of Nursing Care and Nursing Process, care, care planning, quality of nursing care, records and nursing annotations. Data treatment began with the pre-selection of the material, through the reading of the titles and abstracts. Next, the selected studies were filed for later retrieval. Each work was subjected to an analysis guideline. After several readings and explorations of the material, the works were codified and thematic categories were extracted from them, as well as examples of each. Four thematic categories were obtained from the analyzed texts: related to teaching, to the institution, to the professionals, and to the administration. Each category was composed of subcategories. The category related to teaching had three subcategories (formation and training of professionals; the role of teaching institutions and research output; and the continuation of learning through certifications and training). The hospital institution category had two subcategories (personnel policy; and institutional policy and physical, human, material and financial resources). In the category related to professionals, the study identified outcomes resultant of intrinsic and extrinsic factors, as well as from the advantages incorporated by NCS to the profession. As for the administration category, three subcategories were highlighted: human resources administration; the administrative process; and nursing care administration. Among the main difficulties for the implementation of NCS, extracted from the analyzed studies, are those related to the training of professionals, lack of support from management, and personal resistance and beliefs by professionals. The benefits provided by NCS relate both to professionals as well as to patients and the institution alike. In spite of considering NCS a challenge for the third millennium, the difficulties and benefits for its implementation should be investigated and publicized, so that the practice is rethought, and the actions of nurses find support for these changes.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2411
Aparece nas coleções:2.3 Dissertação - Ciências da Saúde (CCS)

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