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Autor(es): Beninca, Romulo de Aguiar
Orientador: Elisa Hatsue Moriya Huzita
Título: GSDKM : uma estrutura de apoio ao desenvolvimento global de software por meio de práticas de gestão do conhecimento
Título(s) alternativo(s): GSDKM: a structure to support global software development with knowledge management practices
Banca: Edson Alves de Oliveira Junior - UEM
Banca: Jandira Guenka Palma - UEL
Palavras-chave: Desenvolvimento global de software;Gestão do conhecimento;Papéis de KM;Práticas de gestão do conhecimento;Estrutura de apoio;Brasil.;Global software development;Knowledge;Knowledge management;KM's roles;Knowledge management practices;Brazil.
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Atualmente, diversas organizações produtoras de software adotam o Desenvolvimento Distribuído de Software (DDS), como forma de alcançar vantagens competitivas frente aos concorrentes. Porém, para usufruir dos benéficos do DDS, é necessário mitigar os diversos desafios inerentes a ele, relacionados as pessoas, processos, tecnologias, entre outros gestão e comunicação que se tornam ainda mais evidentes quando a distribuição ocorre em nível global (DGS - Desenvolvimento Global de Software). Alguns dos desafios estão relacionados a falta de utilização de Gestão do Conhecimento (KM - Knowledge Management) em DGS tais como compartilhamento de conhecimento, entendimento comum e confiança. Assim, a utilização de KM está diretamente relacionada à produtividade podendo até mesmo determinar o sucesso ou fracasso de projetos globalmente distribuídos. Embora seja reconhecida a importância de utilização de KM em DGS, com base em um mapeamento sistemático, não foram identificados na literatura modelos que auxiliassem a utilização de KM, especificamente, em ambientes DGS. Com isso, o objetivo desta dissertação é apresentar uma estrutura que forneça apoio ao DGS com a utilização de KM, por meio de Práticas de Gestão do Conhecimento (KMP), nomeada GSDKM. Os seguintes elementos fazem parte desta estrutura: Processo de Desenvolvimento; Artefatos de Desenvolvimento; Recursos Humanos envolvendo os Papéis para KM e, também, para desenvolvimento de software; Artefatos de KM; KMPs, Estratégia de KM; Ferramentas e Repositório incluindo uma base de dados e de conhecimento. Para ilustrar um exemplo de uso da estrutura GSDKM foi considerado um cenário, fictício, DGS para desenvolver uma aplicação. Já para avaliar a estrutura GSDKM foi conduzido um estudo de viabilidade, realizado com participantes com conhecimento da indústria com conhecimento em DGS e KM por meio de um questionário. Os resultados deste estudo de viabilidade apontaram que: (i) os elementos constituintes da estrutura são necessários e importantes para apoiar DGS com KM; (ii) é possível customizar a estrutura para atender aplicações de diferentes complexidades; (iii) os papéis de KM definidos são suficientes. Ainda, como principais contribuições tem-se: (a) identificação dos desafios presentes em DGS pela falta de utilização de KM; (b) Identificação de práticas de KM que podem ser utilizadas para mitigar esses desafios; e (c) a identificação de elementos para a elaboração de uma estrutura que auxilie o DGS por meio da utilização de KMP's.
Abstract: Currently, several organizations producing software adopt the Distributed Software Development (DSD), in order to achieve competitive advantages over competitors. But to enjoy the DSD beneficial, it is necessary to deal with many challenges imposed on it, which are even more apparent when the distribution occurs globally (GSD - Global Software Development). Several of these challenges are related to the lack of use of Knowledge Management (KM) in GSD. Thus, the use of KM is directly related to productivity and may even determine the success or failure of globally distributed projects. Although the importance of using KM in GSD is recognized, they have not been identified in the literature, models that offer adequate support for using KM specifically in globally distributed software development environments. Thus, the purpose of this dissertation is to present a model that provides support to the GSD with the use of KM through Knowledge Management Practices (KMP), named GSDKM. So, Development Process; Development artifacts; Human Resources involving roles for KM and also for software development; KM artifacts; KMPs, KM Strategy; Tools, Repository including a knowledge base, integrate this structure. To illustrate an example of use of GSDKM structure was considered a scenario, fictitious, to develop an application GSD. Aiming at to assess the GSDKM structure was also conducted a feasibility study. The results of this feasibility study indicated that; (I) the constituents of the structure are necessary and important to support GSD with KM; (II) it is possible to customize the frame to suit applications of different complexities; (III) the set KM roles are sufficient. Still, as major contributions we have: (a) identification of the challenges present in GSD due to lack of use of KM; (b) identification of KM practices that can be used to mitigate these challenges; and (c) the identification of elements for the elaboration of a structure that supports GSD through the use of KMP's.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2525
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

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