Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2529
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAdemir Aparecido Constantinopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Allainclair Flausino dospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T20:12:21Z-
dc.date.available2018-04-10T20:12:21Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2529-
dc.description.abstractFor the public transport system being provided with quality, it is need to tackle numerous problems and one of them is the Bus Driver Schedule Problem (BDSP) which is NP-hard. This work presents four new algorithms of the VNS meta-heuristic for the BDSP, one GVNS and three VNS named adaptatives. The four algorithms have a constructive common phase and an improved phase that differs them, such that in the improved phase, the Cut and Combine Process and k-swap were applied. The algorithms were evaluated applying them on instances of Maringá, PR, Brazil city. In the algorithm evaluations was found that all are competitive when they were compared with another recent approach, because they generated better solutions with respect to the cost function, such that the best algorithm obtained better solutions in the range of 4% to 14%. With respect to a lower bound the best algorithm got the range of 12% to 25% over this bound.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProblema de escalonamento de motoristas de ônibuspt_BR
dc.subjectEscalonamentopt_BR
dc.subjectMotoristas de ônibuspt_BR
dc.subjectMeta-heurística VNSpt_BR
dc.subjectTripulaçãopt_BR
dc.subjectProblema de Escalonamento de Tripulaçãopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectBus driver scheduling problemen
dc.subjectCrew scheduling problemen
dc.subjectVNSen
dc.subjectMetaheuristicen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleAlgoritmos baseados na meta-heurística VNS aplicados ao problema de escalonamento de motoristas de ônibuspt_BR
dc.title.alternativeAlgorithms based on the VNS meta-heuristic applied on the bus driver schedule problemen
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Wesley Romão - UEM-
dc.contributor.referee2Silvio Alexandre de Araujo - UNESP-
dc.description.resumoPara que o sistema de transporte público seja prestado com qualidade é necessário investigar e resolver inúmeros problemas, e dentre os problemas computacionais, existe o Problema de Escalonamento de Motoristas de Ônibus (PEMO), o qual é NP-difícil. Este trabalho apresenta quatro novos algoritmos da meta-heurística VNS para o PEMO, um GVNS e três VNS denominados adaptativos. Os quatro algoritmos possuem uma fase construtiva em comum e uma fase melhorativa que os diferem, tal que na fase melhorativa, os métodos Processo de Corte e Recombinação (PCR) e k-swap foram aplicados. Os algoritmos foram avaliados ao serem aplicados em instâncias da cidade de Maringá, PR. Na avaliação dos algoritmos propostos, foi constatado que todos são competitivos, pois eles geraram soluções melhores em relação à função de custo ao serem comparados à uma outra abordagem recente, tal que o melhor algoritmo proposto obteve melhores soluções na faixa de 4% a 14%. E em relação a um limite inferior o melhor algoritmo ficou na faixa de 12% a 25% acima desse limite.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Informática-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical89 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.centerCentro de Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000225252.pdf15,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.