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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorValéria Delisandra Feltrimpt_BR
dc.contributor.authorSouza, Vinícius Mourão Alves dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T20:12:23Z-
dc.date.available2018-04-10T20:12:23Z-
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2540-
dc.description.abstractThe abstract can be considered one of the most important sections of an academic work. Along with the title, it is used by researchers to disseminate their research in scientic circles. In this context, Feltrim (2004) proposed an environment to support the writing of Abstract and Introduction sections called SciPo. This environment provides writing support by means of criticism and suggestions presented to the user with respect to the rhetorical (or schematic) structure identified in text submitted for analysis. Although the SciPo provides feedback indicating which parts of the text should be improved, it does not analyze features related to semantics, such as coherence, which is essential to the readability and interpretability of the text. Therefore, the main goal of this research was to develop computional resources to the automatic detection of semantic aspects of the Abstract section. We use these resources for the return of new suggestions related to coherence in the SciPo enviroment. In particular, we develop classifiers based on a set of features extracted automatically from the surface of the text and from the LSA technique - Latent Semantic Analysis and machine learning algorithms. Thus, the classifiers provide indications on the semantic aspects that contribute to the abstract is considered coherent. Both the intrinsic assessments of the classifiers as the evaluation of the prototype in a context of use with real users demonstrated the potential of classifiers to aid writing academics abstracts with higher lever of coherence through new suggestions.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectResumo acadêmicopt_BR
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectCoerência semânticapt_BR
dc.subjectAnálise automáticapt_BR
dc.subjectAnálise de semântica Latentept_BR
dc.subjectLatent Semantic Analysispt_BR
dc.subjectSciPo (Scientific Portuguese)pt_BR
dc.subjectAmbiente de auxílio à escritapt_BR
dc.subjectNatural Language Processing.pt_BR
dc.subjectAcademic abstracten
dc.subjectSemantic cohereceen
dc.subjectAutomatic analysis of coherenceen
dc.subjectLatent Semantic Analysis.en
dc.titleAnálise automática de coerência semântica em recursos acadêmicos escritos em portuguêspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Sérgio Roberto Pereira da Silva - UEM-
dc.contributor.referee2Thiago Alexandre Salgueiro Pardo - UCMC/USP-
dc.description.resumoO resumo pode ser considerado uma das seções mais importantes de um trabalho acadêmico, dado que, em conjunto com o título, é utilizado por pesquisadores na divulgação de suas pesquisas no meio científico. Nesse sentido, com o objetivo de auxiliar o processo de escrita das seções Resumo e Introdução de teses e dissertações da área de Ciência da Computação em português, Feltrim (2004) propôs um ambiente de auxílio à escrita denominado SciPo. O auxílio fornecido pelo SciPo é dado por meio de críticas e sugestões apresentadas ao usuário em relação ao uso da estrutura retórica (ou esquemática) identificada no texto submetido a análise. Embora o ambiente forneça feedback indicando quais pontos do texto devem ser melhorados, não analisa características relacionadas à semântica do texto, como a coerência, fundamental para a legibilidade e interpretabilidade do texto. Dessa maneira, o principal objetivo deste trabalho foi desenvolver recursos computacionais para a detecção automática de aspectos semânticos da seção Resumo de trabalhos acadêmicos escritos em português, de modo que eles possam ser utilizados pelo SciPo para o retorno de sugestões relacionadas à coerência. Mais especificamente, foram desenvolvidos classificadores que, com base em um certo conjunto de características extraídas automaticamente da superfície do texto e a partir da técnica LSA - Latent Semantic Analysis e de algoritmos de aprendizagem de máquina supervisionados, apresentam indicações sobre aspectos semânticos que contribuem para que o resumo seja considerado coerente. Tanto as avaliações intrínsecas dos classificadores quanto a avaliação do protótipo em um contexto de uso com usuários reais demonstraram o potencial dos classificadores no auxílio à escrita de resumos acadêmicos com um nível maior de coerência por meio da apresentação das novas sugestões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Informática-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical132 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.centerCentro de Tecnologiapt_BR
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

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