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dc.contributor.advisorTania Fatima Calvi Taitpt_BR
dc.contributor.authorCibotto, Rosefran Adriano Gonçalespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-10T20:12:30Z-
dc.date.available2018-04-10T20:12:30Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2593-
dc.description.abstractSeveral organizations that develop software have chosen to create the software or some part of it by teams located in different places. Known as distributed software development (DSD), this approach of work provides recognized benefits among which are skilled and cheap labor, proximity to the customer, productivity gain and advantage of the local law. However, when choosing the DSD, several difficulties related to cultural, psychological, behavioral, communication and organization issues should be addressed. One way of such organizations to protect themselves from the problems of distribution is through the development of a strategic plan. This thesis presents a model of strategic planning of specific information systems to support the DSD which helps to manage distributed teams, to prevent problems arising from the distribution and help to fix them, if they occur. The strategic planning model proposed consists of four steps: 1) management of distributed teams, where the human resources and the social, psychological and cultural aspects are addressed, 2) standardization, issues of infrastructure, technical and legal in which are actions of infrastructure teams and of law, 3) virtual and face meetings, this step, which defines the procedure adopted for the meetings, and, 4) document management, which addresses the management of electronic documents. A scenario for applying the model was developed and was the creation of a strategic plan for the development of a system with distributed teams in Brazil and Angola, which allowed for an evaluation of the model. The evaluation results indicate the importance of this strategic planning model developed in order to address the specificities of the DSD.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Distribuído de Software (DDS)pt_BR
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectEngenharia de softwarept_BR
dc.subjectDiretrizes para planejamentopt_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectEquipes distribuídaspt_BR
dc.subjectAspectos socioculturaispt_BR
dc.subjectReuniões virtuaispt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectGerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)pt_BR
dc.subjectGerênciapt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectAspectos psicológicospt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectDistributed software development (DSD)en
dc.subjectSoftwareen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleUm modelo de planejamento estratégico de sistemas de informação para organizações que atuam em desenvolvimento distribuído de softwarept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Elisa Hatsue Moriya Huzita - UEM
dc.contributor.referee2Álvaro José Periotto - UEM
dc.contributor.referee3Marcello Thiry Comicholi da Costa - UNIVALI
dc.description.resumoDiversas organizações que desenvolvem software têm optado por criar o software ou parte dele por equipes situadas em diferentes locais. Conhecido por desenvolvimento distribuído de software (DDS), esta abordagem de trabalho traz reconhecidos benefícios dos quais se destacam mão-de-obra barata e qualificada, proximidade do cliente, ganho de produtividade e proveito da legislação local. Todavia, ao se optar pelo DDS, diversas dificuldades com relação a questões culturais, psicológicas, de comportamento, de comunicação e de organização, devem ser enfrentadas. Uma maneira de tais organizações se precaverem dos problemas provenientes da distribuição é por meio da elaboração de um planejamento estratégico. Essa dissertação apresenta um modelo de planejamento estratégico de sistemas de informação específico para dar suporte ao DDS que contribui para gerenciar as equipes distribuídas, prevenir problemas oriundos da distribuição e auxiliar para saná-los, caso venham a ocorrer. O modelo de planejamento estratégico proposto é composto por quatro etapas: 1) gerenciamento das equipes distribuídas, em que os recursos humanos, os aspectos sociais, psicológicos e culturais são abordados; 2) padronização, aspectos de infraestrutura, técnicos e legais na qual estão ações de infraestrutura das equipes e de legislação; 3) reuniões virtuais e presenciais, etapa esta, que consiste na definição do processo adotado para a realização de reuniões; e, 4) gerenciamento de documentação, que aborda o gerenciamento eletrônico de documentos. Um cenário para aplicação do modelo foi elaborado e consistiu na criação de um planejamento estratégico para o desenvolvimento de um sistema com equipes distribuídas no Brasil e Angola, o qual permitiu realizar uma avaliação do modelo. Os resultados da avaliação indicam a relevância deste modelo de planejamento estratégico elaborado de maneira a contemplar as especificidades do DDS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Exatas e da Terrapt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physicalxii, 184 ppt_BR
dc.subject.cnpq2Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Informáticapt_BR
Aparece nas coleções:2.4 Dissertação - Ciências de Tecnologia (CTC)

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