Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2689
Autor(es): Zola, Rafael Soares
Orientador: Luiz Roberto Evangelista
Título: Estudo de adsorção-dessorção : equação cinética e efeito memória
Banca: Fernando Jorge Sampaio Moares - UFPE
Banca: Antonio José Palangana - UEM
Palavras-chave: Cristal líquido;Transição de fase;Equação de estado;Adsorção sólida;Equação cinética;Teoria de cristal líquido;Efeito memória.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O fenômeno de adsorção-dessorção de partículas neutras em um substrato sólido é estudado para problemas distintos. Este fenômeno é objeto de estudo de muitos grupos de pesquisa, principalmente por se tratar de um mecanismo que ainda não é totalmente entendido, e em virtude da grande aplicabilidade que encontra em diversos contextos. Neste trabalho, analisamos teoricamente o mecanismo de adsorção-dessorção para três casos: primeiro, estudamos a dinâmica de adsorção em uma amostra em forma de slab de espessura d, tal que as duas superfícies limitantes adsorvem a mesma quantidade de partículas de um fluido. Para isto, utilizamos uma equação cinética nas superfícies da amostra. A solução exata para a densidade de partículas adsorvidas, e para a densidade volumétrica, é encontrada em termos de uma série de Fourier. Em seguida, o mesmo tipo de amostra é estudado, mas, desta vez, levando em conta o efeito memória no fenômeno de adsorção-dessorção devido às colisões das partículas com o substrato. O estudo é feito utilizando-se um novo tipo de equação cinética para as superfícies. Esta equação depende da escolha de um kernel, onde cada escolha de kernel pode ser relacionada à adsorção física, química ou ao caso em que ambos os processos ocorrem ao mesmo tempo. Toda a análise é feita utilizando-se o método de transformada de Laplace. Como último caso estudado, analisamos uma sistema em que há um fluido em contato com um substrato, mas a densidade volumétrica é mantida constante por um reservatório. Usando a equação cinética proposta anteriormente, determinamos a evolução temporal da densidade de partículas adsorvidas quando temos adsorção física, adsorção química ou quando ambos os processos acontecem juntos. Duas comparações com dados experimentais são realizadas. Primeiro, um acordo qualitativo com a sobreposição de dados de adsorção física e adsorção química. Depois, um ajuste em uma curva experimental é realizado. Com este acordo quantitativo, mostramos que o ideal é tratar um sistema em que há adsorção como sendo composto dos dois processos: adsorção física e adsorção química. Para todos os casos analisados, uma estimativa dos tempos envolvidos nos processos é realizada.
Abstract: 
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2689
Aparece nas coleções:2.5 Dissertação - Ciências Exatas (CCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000174782.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.