Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2744
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarmello, Thaís Bravinpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T17:31:24Z-
dc.date.available2018-04-12T17:31:24Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2744-
dc.description.abstractThe German philosopher Friedrich Schelling follows other German Idealists tendency at his time and, from the premise the knowledge of the object belongs to the subjective, makes a philosophical system where in theory both subjective and objective shall equalize each other in order to create an absolute unity. This unity raises as a differential from Kant, also the solution for his lacunes, as well as the basis to the problem of the three works to be treated in this paper: Letters about dogmatism and criticism, System of Transcendental Idealism and Philosophy of Art. These works besides of demonstrating the equalization of subjectivism and objectivism, also includes the aesthetics as the fundamental science for the subject s knowledge, which for Schelling only exists before freedom this, in its pure form, only practicable in the work of art.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofia alemãpt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectLiberdade (Filosofia)pt_BR
dc.subjectNecessidade (Filosofia)pt_BR
dc.subjectRazãopt_BR
dc.subjectVontadept_BR
dc.subjectFatalidadept_BR
dc.subjectNecessidadept_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectFateen
dc.subjectNecessityen
dc.subjectReasonen
dc.subjectWillen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleLiberdade e determinismo na arte trágica em Schellingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Giorgia Cecchinato - UFMG-
dc.contributor.referee2Márcio Pires - IFSP-
dc.description.resumoO filósofo alemão Friedrich Schelling, seguindo a tendência de seus contemporâneos do idealismo alemão, a partir da premissa que o conhecimento do objeto pertence ao sujeito, monta um sistema filosófico onde ambos, em tese, devam igualar-se para que se tenha uma unidade absoluta. Esta unidade, um diferencial de Schelling em relação a Kant, é sua solução para o que diz serem lacunas deixadas pelo autor da Crítica da Razão Pura e também serve como base para o problema das três obras que estudamos para este trabalho: as Cartas sobre o dogmatismo e o criticismo, o Sistema do Idealismo Transcendental e a Filosofia da Arte. Nessas três obras, enquanto demonstra a equalização do subjetivo com o objetivo, o filósofo inclui a estética como ciência necessária para que seja possível o conhecimento do sujeito que, segundo ele, só existe diante da liberdade, sendo essa em sua mais pura forma somente praticável na obra de arte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Filosofia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical51 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Filosofiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000225618.pdf711,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.