Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2744
Autor(es): Carmello, Thaís Bravin
Título: Liberdade e determinismo na arte trágica em Schelling
Banca: Giorgia Cecchinato - UFMG
Banca: Márcio Pires - IFSP
Palavras-chave: Filosofia alemã;Arte;Filosofia;Liberdade (Filosofia);Necessidade (Filosofia);Razão;Vontade;Fatalidade;Necessidade;Brasil.;Fate;Necessity;Reason;Will;Brazil.
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O filósofo alemão Friedrich Schelling, seguindo a tendência de seus contemporâneos do idealismo alemão, a partir da premissa que o conhecimento do objeto pertence ao sujeito, monta um sistema filosófico onde ambos, em tese, devam igualar-se para que se tenha uma unidade absoluta. Esta unidade, um diferencial de Schelling em relação a Kant, é sua solução para o que diz serem lacunas deixadas pelo autor da Crítica da Razão Pura e também serve como base para o problema das três obras que estudamos para este trabalho: as Cartas sobre o dogmatismo e o criticismo, o Sistema do Idealismo Transcendental e a Filosofia da Arte. Nessas três obras, enquanto demonstra a equalização do subjetivo com o objetivo, o filósofo inclui a estética como ciência necessária para que seja possível o conhecimento do sujeito que, segundo ele, só existe diante da liberdade, sendo essa em sua mais pura forma somente praticável na obra de arte.
Abstract: The German philosopher Friedrich Schelling follows other German Idealists tendency at his time and, from the premise the knowledge of the object belongs to the subjective, makes a philosophical system where in theory both subjective and objective shall equalize each other in order to create an absolute unity. This unity raises as a differential from Kant, also the solution for his lacunes, as well as the basis to the problem of the three works to be treated in this paper: Letters about dogmatism and criticism, System of Transcendental Idealism and Philosophy of Art. These works besides of demonstrating the equalization of subjectivism and objectivism, also includes the aesthetics as the fundamental science for the subject s knowledge, which for Schelling only exists before freedom this, in its pure form, only practicable in the work of art.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2744
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000225618.pdf711,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.