Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPatrícia Coradim Sitapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Donizeti Aparecido Puginpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T17:31:25Z-
dc.date.available2018-04-12T17:31:25Z-
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2748-
dc.description.abstractThis work consists in an analysis of the relation between the skepticism and the naturalism presented in the philosophy of David Hume (1711-1776). It must be taken into account two important points of his epistemology: the self-definition as a skeptic, which serves as a counterpoint to the currents of philosophy that consider him only as a naturalist, and the awareness of the limits of this same skepticism, which should not be seen as a reliable resumption of the pyrrhonian skepticism, but as a mitigated or academic skepticism, as he himself notes it and proposes it. This way, it can be established a balance between these two points of convergence in his thought, understanding them as additional to the composition of the same human nature science. Our task is to establish a conciliation between the skepticism and naturalism in the philosophy of Hume, taking as a basis the mitigated skepticism defended by him in An Enquiry Concerning Human Understanding, and a unitary vision of his philosophical project from the human nature science, presented in the introduction to the Treatise of Human Nature.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCeticismopt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectNaturalismopt_BR
dc.subjectDavid Humept_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectSkepticismen
dc.subjectPhilosophyen
dc.subjectNaturalismen
dc.subjectDavid Humeen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO ceticismo e o naturalismo na filosofia de David Humept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Max Rogério Vicentini - UEM
dc.contributor.referee2Jaimir Conte - UFSC
dc.description.resumoEste trabalho consiste numa análise da relação entre o ceticismo e o naturalismo presentes na filosofia de David Hume (1711-1776). Levar-se-á em consideração dois pontos relevantes de sua epistemologia: a autodefinição como cético, que serve de contraponto a correntes da filosofia que o consideram apenas como um naturalista e a consciência dos limites deste mesmo ceticismo, que não deve ser visto como uma retomada fiel do ceticismo pirrônico, mas como um ceticismo mitigado ou acadêmico, como ele mesmo constata e propõe. Deste modo, é possível estabelecer um equilíbrio entre esses dois pontos convergentes em seu pensamento compreendendo-os como complementares na composição de uma mesma ciência da natureza humana. Nosso objetivo é estabelecer uma via de conciliação entre o ceticismo e o naturalismo na filosofia de Hume, tomando por base o ceticismo mitigado defendido por ele na Investigação sobre o Entendimento Humano e uma visão unitária de seu projeto filosófico a partir da ciência da natureza humana, apresentada na introdução ao Tratado da Natureza Humana.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical122 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Filosofiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000215188.pdf764,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.