Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2753
Autor(es): Acevedo, Natanael David
Orientador: Max Rogério Vicentini
Título: A filosofia da ciência de John Dewey e a dicotomia fato/valor : ciência e ética
Banca: Ivan Ferreira da Cunha - UFSC
Banca: Carlos Eduardo Lopes - UEM
Palavras-chave: Ciência;Filosofia;Dicotomia fato/valor;Investigação;Filosofia da ciência;John Dewey;Brasil.;Philosophy of science;Fact/value dichotomy;John Dewey;Investigation;Situation;Brazil.
Data do documento: 2017
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O objetivo desta dissertação é investigar a proposta da filosofia da ciência de John Dewey. Particularmente, pretende-se mostrar como a construção de suas teses nesse sentido foi desenvolvida em contraponto à dicotomia fato/valor. A filosofia da ciência do começo do século XX muitas vezes postulou que o conhecimento e a pesquisa científica deveriam ser reservados ao estudo dos fatos, isto é, daquilo que é real e verdadeiro acerca do mundo. Nesse procedimento científico, o conhecimento e os conceitos valorativos deveriam permanecer apartados do cotidiano investigativo do cientista. Assim, a moral e a ética, junto com outras formas de pesquisa consideradas no âmbito dos valores, não seriam capazes de produzir verdades sobre o mundo, apenas conceituações subjetivas, pertencentes a casos individuais, dos quais conceitos objetivos e aplicáveis a todos não seriam possíveis. Diante desse quadro, a proposta da dissertação é a de investigar quais as concepções na obra deweyana que permitem uma interpretação da filosofia da ciência sem culminar em dicotomias, em especial naquela que separa fatos e valores das atividades levadas a cabo pela ciência. Para tanto, iniciamos com a apresentação do panorama geral que diz respeito à dicotomia fato/valor na filosofia da ciência. Primeiro, valemo-nos de textos nos quais Dewey expõe sua rejeição aos postulados dicotômicos, seguidos por uma interpretação desse aspecto através da crítica elaborada contemporaneamente. Finalizamos o quadro geral introduzindo algumas bases filosóficas do pragmatismo deweyano, a fim de que o leitor se familiarize com os conceitos dessa escola, por meio das ideias de Peirce e James. Na sequência, buscou-se contemplar a proposta de Dewey para a filosofia da ciência através dos conceitos de investigação e situação, que permitem defender nossos argumentos nesta pesquisa. Finalmente, concluímos que a filosofia deweyana não corrobora as teses da dicotomia, mas se distancia delas e considera que os valores estão presentes em todo momento da investigação científica, sendo responsabilidade de seus praticantes que tal investigação seja conduzida visando consequências éticas.
Abstract: The scope of this dissertation is to analyze John Dewey's proposal for a philosophy of science. Notably, we show how the development of his theses in this direction was a counterpoint to the fact/value dichotomy. Early 20th century philosophy of science many times postulated that knowledge and scientific research should be reserved to the study of facts, that is, that which is real and true about the world. This scientific endeavor kept value knowledge and concepts apart from the scientist's daily concerns. Thus, moral and ethics, along with other investigative means under the value terminology, would not be capable of conceiving any sort of truth about the world, only subjective conceptions, related to individual cases, from which objective concepts applicable to all cases is not possible. Given this situation, our intention here is to investigate which features of Dewey's work allow for an interpretation of philosophy of science that does not embrace a dichotomy, particularly one who separates facts from values in science activities. To do so, we began with a general overview concerning the fact/value dichotomy in philosophy of science. First, we make use of some of Dewey's writings in which he lays out his rejection of dichotomist postulates, followed by a perspective of this aspect through a contemporary criticism. After this overview, we present some philosophical bases for Dewey's pragmatism thru the ideas of Peirce and James, so that the reader might become acquainted with its concepts. Following, we contemplate Dewey's proposal for philosophy of science by means of the concepts of investigation and situation, which will allow us to hold our initial arguments in this research. Finally, we conclude that Dewey's philosophy does not partake in the dichotomist theses, but stands apart from them so to regard values to be present in every aspect of scientific investigation, making it so that ethical consequences of such endeavor become a responsibility of its practitioners.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2753
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000227308.pdf823,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.