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dc.contributor.advisorMax Rogério Vicentinipt_BR
dc.contributor.authorAcevedo, Natanael Davidpt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T17:31:26Z-
dc.date.available2018-04-12T17:31:26Z-
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2753-
dc.description.abstractThe scope of this dissertation is to analyze John Dewey's proposal for a philosophy of science. Notably, we show how the development of his theses in this direction was a counterpoint to the fact/value dichotomy. Early 20th century philosophy of science many times postulated that knowledge and scientific research should be reserved to the study of facts, that is, that which is real and true about the world. This scientific endeavor kept value knowledge and concepts apart from the scientist's daily concerns. Thus, moral and ethics, along with other investigative means under the value terminology, would not be capable of conceiving any sort of truth about the world, only subjective conceptions, related to individual cases, from which objective concepts applicable to all cases is not possible. Given this situation, our intention here is to investigate which features of Dewey's work allow for an interpretation of philosophy of science that does not embrace a dichotomy, particularly one who separates facts from values in science activities. To do so, we began with a general overview concerning the fact/value dichotomy in philosophy of science. First, we make use of some of Dewey's writings in which he lays out his rejection of dichotomist postulates, followed by a perspective of this aspect through a contemporary criticism. After this overview, we present some philosophical bases for Dewey's pragmatism thru the ideas of Peirce and James, so that the reader might become acquainted with its concepts. Following, we contemplate Dewey's proposal for philosophy of science by means of the concepts of investigation and situation, which will allow us to hold our initial arguments in this research. Finally, we conclude that Dewey's philosophy does not partake in the dichotomist theses, but stands apart from them so to regard values to be present in every aspect of scientific investigation, making it so that ethical consequences of such endeavor become a responsibility of its practitioners.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectDicotomia fato/valorpt_BR
dc.subjectInvestigaçãopt_BR
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectJohn Deweypt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectPhilosophy of scienceen
dc.subjectFact/value dichotomyen
dc.subjectJohn Deweyen
dc.subjectInvestigationen
dc.subjectSituationen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA filosofia da ciência de John Dewey e a dicotomia fato/valor : ciência e éticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Ivan Ferreira da Cunha - UFSC
dc.contributor.referee2Carlos Eduardo Lopes - UEM
dc.description.resumoO objetivo desta dissertação é investigar a proposta da filosofia da ciência de John Dewey. Particularmente, pretende-se mostrar como a construção de suas teses nesse sentido foi desenvolvida em contraponto à dicotomia fato/valor. A filosofia da ciência do começo do século XX muitas vezes postulou que o conhecimento e a pesquisa científica deveriam ser reservados ao estudo dos fatos, isto é, daquilo que é real e verdadeiro acerca do mundo. Nesse procedimento científico, o conhecimento e os conceitos valorativos deveriam permanecer apartados do cotidiano investigativo do cientista. Assim, a moral e a ética, junto com outras formas de pesquisa consideradas no âmbito dos valores, não seriam capazes de produzir verdades sobre o mundo, apenas conceituações subjetivas, pertencentes a casos individuais, dos quais conceitos objetivos e aplicáveis a todos não seriam possíveis. Diante desse quadro, a proposta da dissertação é a de investigar quais as concepções na obra deweyana que permitem uma interpretação da filosofia da ciência sem culminar em dicotomias, em especial naquela que separa fatos e valores das atividades levadas a cabo pela ciência. Para tanto, iniciamos com a apresentação do panorama geral que diz respeito à dicotomia fato/valor na filosofia da ciência. Primeiro, valemo-nos de textos nos quais Dewey expõe sua rejeição aos postulados dicotômicos, seguidos por uma interpretação desse aspecto através da crítica elaborada contemporaneamente. Finalizamos o quadro geral introduzindo algumas bases filosóficas do pragmatismo deweyano, a fim de que o leitor se familiarize com os conceitos dessa escola, por meio das ideias de Peirce e James. Na sequência, buscou-se contemplar a proposta de Dewey para a filosofia da ciência através dos conceitos de investigação e situação, que permitem defender nossos argumentos nesta pesquisa. Finalmente, concluímos que a filosofia deweyana não corrobora as teses da dicotomia, mas se distancia delas e considera que os valores estão presentes em todo momento da investigação científica, sendo responsabilidade de seus praticantes que tal investigação seja conduzida visando consequências éticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical111 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Filosofiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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