Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2757
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWagner Dalla Costa Félixpt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Diogo Heber Albino dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T17:31:27Z-
dc.date.available2018-04-12T17:31:27Z-
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2757-
dc.description.abstractWithin the philosophical production of Friedrich Nietzsche, the so-called First Period of his writing, is characterized by his researches on Nietzsche's critics to the excessive abuse of History and Historiography by the German state, in its construction as a new nation. As known, the thinker enterprises, at a later time, an appreciation of scientific knowledge said, in order to make it an evolution of the artistic man, and something liberating and joyful, easing the conflict between art and science. In HH 1, it is important to emphasize, Nietzsche proposes a historical research on moral, as part of a premise that is later called "revaluation". The "History", though, is thought to be something germinal to studies so-called "Genealogical", which will mark its last Period of his thought; and the work Human, All Too Human (1878) gets, at this point, invaluable relevance, as our object of study. The chapter "On the History of Moral Sensations", in HH, retains something exciting as a concept unexamined among the writings of Nietzsche, for the Middle Period. Within this topic, the term "justice" gets great importance in the studied chapter. Our study objected is, therefore, the matter of the "Origin of Justice as Fairness in Human, all too human 1", with its correlations, such as kindness, selfishness, revenge, pride, gratitude, grace... All these issues are intersect, certainly. Their problem lies precisely in leading the search for the "justice" ideas and "equality", that both are justified by these relationships. That's the relationship between "history" for Nietzsche with "moral sentiments", "moral values", "historical philosophy", "free spirit", "physio-psychology", "philosophical psychology", among others. The "justice" as social moral value, will meet elements that will give it some grounding.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistória dos sentimentos moraispt_BR
dc.subjectJustiçapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectConhecimento moralpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFriedrich Nietzschept_BR
dc.subjectHumano, demasiado humanopt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectFriedrich Nietzscheen
dc.subjectHistory of Moral Sensationsen
dc.subjectJusticeen
dc.subjectHuman, All Too humanen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA "História dos sentimentos morais" e a Origem da justiça como equidade, em Humano, demasiado humano I, de Friedrich Nietzschept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Jelson Roberto de Oliveira - PUCPR
dc.contributor.referee2Wilson Antônio Frezzati Júnio - UNIOESTE
dc.description.resumoDentro da produção filosófica de Friedrich Nietzsche, a chamada Primeira Fase de seus escritos é caracterizada por seus comentadores pela crítica de Nietzsche ao uso excessivamente abusivo da História e da Historiografia por parte do Estado alemão, em sua construção da nova Nação. Como se sabe, o pensador empreende, em momento posterior, uma valorização do saber dito científico, com o intuito de torná-lo um desenvolvimento do homem artístico, além de algo libertador ou alegre, amenizando o conflito entre arte e ciência. Em HH 1, é importante destacar, Nietzsche nos propõe uma investigação histórica sobre a moral, como parte de uma premissa que será, mais tarde, chamada de "transvaloradora". A "História" será pensada como sendo algo germinal aos estudos que se conferem o título de "Genealogia", que marcarão sua última fase de pensamento; e a obra Humano, Demasiado Humano (1878) ganha, nesse ponto, inestimável relevância, sendo nosso objeto de estudo. O capítulo "Contribuição à História dos Sentimentos Morais", de HH, conserva algo de instigante enquanto um conceito pouco examinado entre os escritos de Nietzsche, em sua Fase Intermediária - ou Segunda Fase. Dentro desse tema, o termo "justiça" é de grande relevância no capítulo que se estuda. Nosso objeto de estudo é, assim, a questão da "Origem da Justiça como Equidade, em Humano, demasiado humano 1", com suas correlações, tais como bondade, egoísmo, vingança, vaidade, gratidão, benevolência... Todas essas temáticas se entrecruzam, certamente. O problema está justamente em conduzir a pesquisa para que as ideias de "justiça" e "equidade" se justifiquem por essas relações. Essa é a relação entre "história", para Nietzsche, com os "sentimentos morais", "valores morais", "filosofia histórica", "espírito livre", "fisiopsicologia", "psicologia filosófica", entre outros. A "justiça", como valor moral social, terá elementos que lhe servirão de base.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical109 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Filosofiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000222503.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.