Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2766
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMessias Modesto dos Passospt_BR
dc.contributor.authorVená, Viviane De Souzapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T18:24:53Z-
dc.date.available2018-04-12T18:24:53Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2766-
dc.description.abstractThis work intends consequently to show and to analyse the process of (des)construction of the landscape in the Maringá - Londrina itineraries, in three axles of circulation: the Railroad (Railroad North of the Paraná), the BR 376 and BR 369, therefore the construction of a alone landscape occurs in detriment of one destruction another. An important factor that influenced in this process of transformation of the landscape is the economic, great question responsible for the type of landscape, as well as also for the type of existing society in the studied place. However, if it also does not have to forget that they are the successive societies that construct the successive landscapes and that these must always be considered as an inheritance of biological and physiographics processes and, still, collective patrimony of the peoples who had historicaly inherited them as performance territory of other societies. The present work was supported, first of all, in a bibliographical study, objectifying the basic construction of the theoretical base and the historical rescue of the process of north of the Paraná occupation, and, after, in works of field from interviews with inhabitants, in the accomplishment of important photographic registers of the study area and in addition, in the use of satellite images and in the construction of geoecologics profiles that portray the characteristics of the landscape to long of the Railroad, BR 376 and BR 369 between Maringá - Londrina, currently.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subject(Des)construção da paisagempt_BR
dc.subjectTransporte ferroviáriapt_BR
dc.subjectPaisagem transformadapt_BR
dc.subjectTransporte ferroviário paisagenspt_BR
dc.subject(Des)construçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectFerrovia BR 376- BR 369pt_BR
dc.subjectMaringá - Londrinapt_BR
dc.subjectParaná (Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectLandscapeen
dc.subject(Des)constructionen
dc.subjectRailroaden
dc.subjectSocietyen
dc.subjectBR 376en
dc.subjectBR 369en
dc.subjectMaringá - Londrinaen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA (des)construção da paisagem nos itinerários Maringá - Londrina : ferrovia, BR 376 e BR 369pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Angela Maria Endlich - UEM
dc.contributor.referee2Eloiza Cristina Torres - UEL
dc.description.resumoEsta dissertação pretende mostrar e conseqüentemente analisar o processo de (des)construção da paisagem nos itinerários Maringá . Londrina, em três eixos de circulação: a Ferrovia (Estrada de Ferro Norte do Paraná), a BR 376 e a BR 369, pois a construção de uma paisagem só ocorre em detrimento da destruição de uma outra. E um importante fator que influenciou neste processo de transformação da paisagem é a questão econômica, grande responsável pelo tipo de paisagem, bem como também pelo tipo de sociedade existente no local de estudo. Todavia, também não se deve esquecer de que são as sucessivas sociedades que constroem as sucessivas paisagens e de que estas devem sempre ser consideradas como uma herança de processos biológicos e fisiográficos e, ainda, patrimônio coletivo dos povos que historicamente as herdaram como território de atuação de outras sociedades. O presente trabalho se apoiou primeiramente em um estudo bibliográfico, objetivando a fundamental construção da base teórica e o resgate histórico do processo de ocupação do Norte do Paraná, e, após, em trabalhos de campo a partir de entrevistas com moradores, na realização de importantes registros fotográficos da área de estudo e além do mais, no uso de imagens de satélite e na construção de perfis geoecológicos que retratam as características da paisagem ao longo da Ferrovia, BR 376 e BR 369 entre Maringá - Londrina, atualmente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical133 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Geografiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artept_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000179495.pdf15,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.