Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2821
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMárcia da Silvapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Larissa De Mattospt_BR
dc.date.accessioned2018-04-12T18:33:07Z-
dc.date.available2018-04-12T18:33:07Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2821-
dc.description.abstractThis work aims to identify and analyze the power relations that make up/ form the social network of tourism in Campo Mourão - PR. While local actors have been selected providers of hotel services, the municipal government and the representative entities in Campo Mourão. Organized into three chapters, this work brings in his first chapter theoretical and conceptual clarification, regarding the relations of power, its forms and scales in which they settle. It is also theoretically addressed the articulation of interests and the formation of groups of power with emphasis on economic power, and the relationships of these groups with the State. Concluding the theoretical approaches, there are social networks as a contribution to conceptual analysis to the relations of power. Chapter 2, as well as bibliographic support relies on the analysis of documents, national and State plans for tourism. Through these documents could be verified and influential actors participating in the formulation of policies for the sector. The last topic of the second chapter focuses on and municipal level which sets the power relations of local tourism, dealt with in chapter 3 by conducting semi-structured interviews on local and social relations among actors of the tourism sector. The interviews were conducted with tourist service providers, members of the municipal government and representative entities of tourism in Campo Mourão. The selected sample totals 32 respondents linked to local tourism. Made observations on the most relevant groups and actors, this paper concludes with the identification and analysis of the social network of local tourism.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectPolítica, Grupos de poderpt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEconomiapt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectCampo Mourãopt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectPower relationsen
dc.subjectPower groupsen
dc.subjectTourismen
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectCampo Mourãoen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleGeografia e poder local : relações entre os hoteleiros, o poder público municipal e as entidades representativas em Campo Mourão/PRpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Angela Maria Endlich - UEM-
dc.contributor.referee2Karla Rosário Brumes - UNICENTRO/Guarapuava-PR-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem por objetivo identificar a rede social do turismo em Campo Mourão - PR e a análise das relações de poder que influenciam o setor localmente. Enquanto atores locais, foram selecionados os prestadores de serviços hoteleiros, o poder público municipal e as entidades representativas do turismo local. Organizado em três capítulos, este trabalho traz em seu primeiro capítulo esclarecimentos teórico-conceituais a respeito das relações de poder, suas formas e as escalas em que se estabelecem. Também é teoricamente abordada a articulação de interesses e a formação de grupos de poder com ênfase ao poder econômico, e as relações desses grupos com o Estado. Finalizando os apontamentos teóricos, apresentam-se as redes sociais enquanto um aporte conceitual para análise das relações de poder. O Capítulo 2, além do apoio bibliográfico conta com a análise de documentos, os planos nacionais e estaduais para o turismo. Através desses documentos foi possível verificar atores participantes e influentes na formulação das políticas para o setor. O último tópico do segundo capítulo volta-se a Campo Mourão. O capítulo 2 abordou toda a conjuntura nacional, estadual, regional e municipal onde se estabelecem as relações de poder do turismo local, tratadas no capítulo 3 por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas sobre o poder local e as relações sociais estabelecidas entre os atores do setor turístico. As entrevistas foram realizadas com prestadores de serviços turísticos, membros do poder público municipal e entidades representativas do turismo local. A amostra selecionada totaliza 32 entrevistados vinculados ao turismo local. Feitas observações sobre os atores e grupos mais relevantes, este trabalho finaliza com a identificação e análise da rede social do turismo local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Geografia-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical222 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Geografiapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000197130.pdf3,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.