Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2848
Autor(es): Bonifácio, Felipe Augusto Moreira
Orientador: Márcio Mendes Rocha
Título: Paisagem e a interpretação do real : a montagem e a imagem política do cotidiano
Banca: Henrique Manoel da Silva - UEM
Banca: Rafael Sanzio Araujo dos Anjos - UNB
Palavras-chave: Paisagem;Imagens técnicas;Montagem;Imagens;Recursos pedagógicos;Brasil.;Landscape;Imaging techniques;Assembly;Images;Teaching resources;Brazil.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O presente trabalho discute a categoria paisagem pela perspectiva geográfica e a relação do termo com a dimensão das imagens. Sabe-se que o desenvolvimento da noção de paisagem esta intimamente relacionada ao universo das imagens, principalmente com o advento do gênero paisagem na pintura renascentista do século XVII e todo aporte teórico que gerou-se entorno, na literatura e na ciência. No entanto, uma questão importante se refere ao conteúdo que a paisagem toma com a globalização altamente tecnificada, que transformou os territórios e os meios de comunicação afetando assim o conceito de paisagem na sociedade moderna. Apontamos que o desenvolvimento dos meios e processos de produção e distribuição de imagens colocou a noção de paisagem em outro nível de compreensão e no interior da ciência geográfica não foi diferente. O objetivo de nosso trabalho é argumentar quais são os elementos dispostos nessa nova relação estabelecida entre paisagem e imagem. Um ponto importante é o entendimento da categoria paisagem como um invólucro da dimensão material e subjetiva, entendendo paisagem formada pelos elementos concretos da produção do espaço e pela imagem subjetivada. Nesse sentido enfatizamos a importância da apropriação das técnicas de representação como formas de re-significação da imagem dominante que os grupos hegemônicos produzem na escala da espetacularização. Como produto dessa pesquisa realizou-se um vídeo experimental que reflete essas questões por meio da linguagem do audiovisual e pelo método da montagem.
Abstract: This paper discusses the landscape category by geographic perspective and the relationship of the term to the dimension of the images. It is known that the development of the notion of landscape is closely related to the universe of images, especially with the advent of gender in Renaissance landscape painting of the seventeenth century and the whole theoretical framework that has been generated around, literature and science. However, an important issue refers to the content that makes the landscape with high technology globalization that transformed the territories and the media thus affecting the landscape concept in modern society. Pointed out that the development of the means and processes of production and distribution of images put the notion of landscape to another level of understanding and within the geographical science was no different. The goal of our work is to argue what are the elements arranged in this new relationship between landscape and image. An important point is understanding the landscape category as a shell of material dimensions and subjective, understanding the landscape formed by the concrete elements of the production of space and the subjectivized image. In this sense we emphasize the importance of ownership of the techniques of representation as ways to redefine the dominant image that hegemonic groups produce on the scale of the spectacle. As a product of this research was conducted at an experimental video that reflects these issues through the audiovisual language and the assembly method.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2848
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000216606.pdf9,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.