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Autor(es): Veiga, Léia Aparecida
Orientador: Tânia Maria Fresca
Título: A gênese e a dinâmica das fábricas de mesas para bilhar no Centro-Sul do Brasil
Palavras-chave: Geografia urbana;Organização industrial;Geografia regional;Produtividade industrial;Brasil (Centro-Sul);Mesas para bilhar;lndústrias;Empresários e inovações tecnológicas;Geografia;Formação socioespacial;Brasil.
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Esse trabalho objetivou refletir sobre a gênese e dinâmica das fábricas de mesas para bilhar no Centro-Sul brasileiro. Especificamente busca-se: a) caracterizar a gênese desta atividade produtiva no contexto da pequena produção mercantil; b) identificar as diferenças existentes entre as fábricas de mesas para bilhar que realizam a Iocação e aquelas que vendem a mesa e acessórios; C) discutir como no contexto da reestruturação produtiva coexistem produções artesanais; d) identificar como se processa a organização produtiva voltada para a fabricação de mesas para bilhar e as estratégias das fabricas que realizam a Iocação e venda do produto final, e) assinalar as formas de inovações utilizadas pelas fábricas de mesas para bilhar nas áreas de maior concentração destas ultima. O entendimento deste processo foi realizado a partir de um percurso analítico que englobou a categoria de formação sócio espacial, a pequena produção mercantil, conceitos shumpeterianos e neoschumpeterianos, assim como as analises rangelianas acerca da dinâmica cíclica do capitalismo correlacionada aos dados obtidos durante os Ievantamentos de Campo. Em meio ao desenvolvimento desta atividade produtiva no recorte espacial estudado verificou-se, dentre outros, que a baixa composição orgânica do capital, que Ihe é característica, permitiu sua criação e expansão em meio a fase recessiva da economia nas décadas de 1980 e 1990. Oriundos da pequena produção mercantil e com parcos capitais, os empresários deste ramo valeram-se essencialmente do contato próximo para criar as primeiras unidades fabris e obter a mão-de-obra e equipamentos, todos de baixo custo. Os empresários fabricantes de mesas para bilhar utilizam-se constantemente da inovação (imitação criativa) direcionada para o produto, as maquinas e equipamentos, a redução dos custos de produção e a criação de novos mercados consumidores, como forma de permanência no mercado nacional.
Abstract: This study aimed to reflect the genesis and dynamics of tables for billiards factories in South-Central Brazil. To this end, we sought to: a) characterize the genesis of this productive activity in the context of small commodity production; b) identify the differences between the plants for billiard tables that hold the lease and those who sell the table and accessories; c) discuss how the context of the restructuring of production coexist artisanal productions; d) identify on the productive organization and strategies of factories geared the lease and sale of tables for billiards; e) mark the forms of innovations used by the plants for billiard tables in the South Central area of the Brazil. The understanding of this process was carried out from an analytical course that included the category of socio-spatial formation, petty commodity production, schumpeterian and neoschumpeterians concepts, as well as rangelian's analyzes about the cyclical dynamics of capitalism correlated to data obtained during the field surveys. Amid the development of productive activity in the spatial area studied was found, among others, that the low organic composition of capital, which is characteristic of him, allowed his creation and expansion amid the recessionary phase of the economy in the 1980s and 1990s. Hailing from the small commodity production and capital scarce, entrepreneurs in this industry relied mainly close contact to create the first plants and get the hand labor and equipment, all at low cost. Manufacturers entrepreneurs for billiard tables are used constantly innovation (creative imitation) directed to the product, machinery and equipment, reduction of production costs and the creation of new consumer markets as a way to stay in the national market.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2870
Aparece nas coleções:3.6 Tese - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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