Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2938
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSidnei José Munhozpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Mariana Esteves dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T16:20:58Z-
dc.date.available2018-04-13T16:20:58Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2938-
dc.description.abstract: In this dissertation we socialize the research results of a survey that had as its subject the ecclesiastical institution called "lajes", which organizes popular movements and programmes which provide popular education in the outskirts of Andradina - SP, in the eighties, under strong influence of the discursive matrices of the Teologia da Libertação discursive sources and of a Marxist "Gramscist". Our main goal was the understanding of popular struggles process, emphasizing the possible causes that led to their decline in Andradina, through collection and analysis of documents produced by IAJES in the decades from 1970 to 1990. As results we have: a) The regional history reproduces the system contradictions and reveals some concrete conditions of its emergency, taking into account an exploitation and struggle past and a "present" of an intense authoritarianism; b) The trajectory of IAJES has incoherent and contradictory histories, characteristic of what's popular, always oscillating among resistance and conformity. c) The crisis of the movements and the own institution, occurred in the nineties, can be understood by the conscious performance of the individuais and their options within the religious and political fields of that scenario. d) The reference of Theology discursive sources insert the subjects in a pole of the religion field and they opt for the insertion of their actions in the political field as well, with the foundation of the Municipal Directory of Party of the Workers in the early eighties, in a local level. e) These histories and trajectories reveal, finally, the huge potential of the subjects studied here, the social strength constituted by ordinary men and women who opted, or not, for adhering to the games, imposed by the fields they acted in. It's concluded, then, that such histories and trajectories reveal subjects that effectively contributed to real changes in Brazilian historical process, such as the emergency and consolidation of democratic values existing in our society, a still young Brazilian democracy.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectMovimentos popularespt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectIAJES (Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor)pt_BR
dc.subjectAndradinapt_BR
dc.subjectSão Paulopt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectPolitics and social movementsen
dc.subjectPolitical and religious fieldsen
dc.subjectIAJES (Instituto Administrativo Jesus Bom Pastor)en
dc.subjectAndradinaen
dc.subjectSão Pauloen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO grito abençoado da periferia : trajetórias e contradições do Iajes e dos movimentos populares na Andradina dos anos 1980pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta dissertação socializamos os resultados de pesquisa que teve como objeto a a entidade eclesiástica "lajes", organizadora de movimentos populares e programas de educação popular na periferia da cidade de Andradina - SP, nos anos 1980, sobre forte influência das matrizes discursivas da Teologia da Libertação e de uma esquerda marxista "gramsciana". Tivemos como objetivo compreender os processos das lutas populares focando as possíveis causas de seu declíneo no caso de Andradina, por meio de coleta e análise de documentos produzidos pelo IAJES nas décadas de 1970 a 1990. Como resultados apontamos: a) A história regional reproduz as contradições do sistema e revela algumas das condições concretas de sua emergência, tendo em vista um passado de exploração e lutas e um "presente" de intenso autoritarismo; b) A trajetória do IAJES tem histórias incoerentes e contraditórias, próprias do que é o popular, sempre a oscilar entre o resistir e o conformar-se; c) A crise dos movimentos e da própria instituição, ocorrida nos anos 1990, pode ser compreendida pela atuação consciente dos sujeitos e suas opções dentro dos campos religioso e político daquele cenário; d) O referencial da Teologia da Libertação insere os sujeitos em um pólo do campo religioso e os mesmos optam pela inserção de suas ações no campo político com a fundação do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores no início dos anos 1980 em nível local; e, e) Essas histórias e trajetórias revelaram, por fim, a imensa potencialidade dos sujeitos aqui estudados, a força social constituída por homens e mulheres comuns que optaram, ou não, por aderirem aos jogos impostos pelos campos em que atuam. Concluí-se, então que tais histórias e trajetórias revelaram sujeitos que, com efeito, contribuíram para mudanças reais no processo histórico brasileiro, tal como a emergência e consolidação dos valores democráticos presentes na nossa sociedade, uma ainda jovem democracia brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical296 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Históriapt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000163062.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.