Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2947
Autor(es): Machado, Alisson Bertão
Orientador: Silvia Helena Zanirato
Título: Políticas culturais e patrimônio histórico : o processo de tombamento do setor histórico da Lapa/PR como estudo de caso
Banca: Wagner Costa Ribeiro - USP
Banca: Alexandre Busko Valim - FAFIPA
Palavras-chave: Patrimônio histórico;Preservação e conservação;Políticas patrimoniais;Patrimônio cultural;Centro histórico;Lapa;Paraná (Estado);Brasil.;Historical patrimony;Preservations;Patrimonial Politics;Historic Centre;Lapa;Paraná;State;Brazil.
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o processo de tombamento do Setor Histórico da Lapa no período de 1979-1989, quando uma série de entraves se colocaram como objeções para a manutenção de uma área da cidade, considerada pelos políticos oficiais, como um setor histórico, digno de preservação para as populações do presente e do futuro. Apresento a construção da categoria patrimônio, as mudanças no tempo e no espaço que o conceito sofreu até adquirir a atual conotação. Trabalho com o processo histórico de definição de uma política institucional para o patrimônio cultural no Brasil e no estado do Paraná, de modo a compreender como as práticas de preservação caminharam sob a influência da discussão internacional para a preservação do patrimônio cultural. Demonstro os conflitos que envolveram as decisões preservacionistas locais, de modo a mostrar a pluralidade de valores, tanto econômicos como culturais e históricos ali colocados, que confrontou, no período de análise, interesses individuais e coletivos. As ações ocorridas do processo de tombamento do Setor Histórico da Lapa me permitiram contextualizar o patrimônio nos processos sociais dos quais ele se nutre, bem como contribuíram para o entendimento dos sentidos da construção de imagens patrimoniais.
Abstract: This research has as objective to analyze the process of declarations of the Historical Sector of Lapa as a public patrimony in the period from 1979 to 1989, when a series of impediments were presented as objections for the maintenance of an area of the city, considered by the official politician as a historical sector deserving preservation for the present and future people. I present the constructions of the patrimony category, the changes in the time and in the space that the concept has suffered until acquire the actual connotation. I work with the historical process of definition of a institutional politic for the cultural patrimony in Brazil and in the state of Paraná, in a way to comprehend as the practices of preservation of the cultural patrimony. I demonstrate the conflicts which involved the local preservationist decisions, in a way to show the plurality of values, such as economical, cultural and historical, which confronted, in the analyzes period, individual and collective interests. The occurred actions during the process of the Historical Sector of Lapa as a public patrimony allowed me to contextualize the patrimony in the social process which is used to maintain it and they contributed, as well, to the understanding of the sense of the construction of patrimonial images.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2947
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000165161.pdf950,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.