Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2955
Autor(es): Oliveira, Claudinéia da Silva Vargas
Orientador: Sezinando Luiz Menezes
Título: A escravidão no Brasil colonial nos livros didáticos de 6ª série
Título(s) alternativo(s): Slavery in Brazil colonial in school textbooks for 2nd form students of the high school.
Banca: Claudinei Magno Magre Mendes - (UNESP)
Banca: Célio Juvenal Costa - UEM
Palavras-chave: Escravidão;História;Período colonial;Escravo negro;Livro didático;Brasil.;Negro slaves;Slavery;Textbook;Brazil.
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar como a escravidão e o escravo negro são representados nos livros didáticos de História, utilizados na sexta série do Ensino Fundamental, verificando como esses livros divulgam suas idéias, contribuindo para direcionar uma leitura específica sobre a escravidão colonial. Para tanto, foram realizados levantamentos e selecionados os livros mais utilizados nas escolas públicas subordinadas ao Núcleo de Ensino de Cianorte. O trabalho está organizado em torno de dois eixos principais, no primeiro deles apresentamos a trajetória historiográfica sobre a escravidão no Brasil no período colonial; no segundo apresentamos a análise de como a escravidão e o escravo negro, são representados nos manuais didáticos selecionados. Para abordarmos estes aspectos, recorremos a historiadores que analisaram a colonização portuguesa e a escravidão no Brasil, cumpre destacar Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre, e Sérgio Buarque de Holanda, em razão da importância e da influência que exerceram sobre a historiografia brasileira contemporânea. O trabalho evidencia também mudanças que ocorreram na historiografia, pois, nas últimas décadas, os historiadores abandonaram o estudo da história estrutural e de longa duração, a exemplo da escravidão, e passam a se dedicar aos indivíduos, isto é, os escravos.
Abstract: Current essay analyzes how slavery and the Negro slave are represented in History school textbooks of the 2nd Form of the Junior High School, and investigate whether their ideas lead towards a specific type of reading on slavery during colonial times. Textbooks adopted by public government schools under the administration of the Education Nucleus of Cianorte PR Brazil were selected and surveyed. Analysis has been organized according to two main axes: the historiographic trajectory of slavery in Brazil during the colonial period and an analysis of how slavery and the Negro slave are represented in the selected school textbooks. The above aspects were based on the works of historians, with special reference to Caio Prado Júnior, Gilberto Freyre and Sérgio Buarque de Holanda, who analyzed Portuguese colonialism and slavery in Brazil and who were highly influential on contemporary Brazilian historiography. Current investigation shows changes in historiography. This is due to the fact that during the last decades historians shifted from the study of structural and long-duration history, such as slavery, to individuals, or the slaves themselves.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2955
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000197064.pdf2,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.