Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2957
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSezinando Luiz Menezespt_BR
dc.contributor.authorAlexandre, Luís Fernando Pessoapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T16:21:00Z-
dc.date.available2018-04-13T16:21:00Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2957-
dc.description.abstractThis study analyzes the value of the Jesuit mission in Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas (1982), by the Jesuit André João Antonil (1649-1716). The book, set in an important phase of the cultural formation of Brazil (between the end of the 17th and the beginning of the 18th centuries), explains all the details of the economic life of the colony by means of is main activities: sugar production, gold mining, tobacco cultivation and catle ranching. At that moment, the sugar production of northeastern Brazil was in a deep crisis, mainly by virtue of the competition with the Antillean sugar and the political instability in the Europe. Practically at the sarne time, the Portuguese colonists discover auriferous lodes in the region that corresponds nowadays to Minas Gerais state. As a consequence, the kingdorn of Portugal starts giving priority to the exploration of gold and diamonds in the Brazilian hinterland, activity which provokes a migration of people involved with the sugar and tobacco production to the mines. As result, a significant part of the enslaved manpower, the proprietors of devices and the capital used in agriculture goes to the gold mining. According to Antonil, this process of economical and population displacement in the Colony becomes harmful, because it contributes decisively to aggravate the crisis in agriculture, especially in the sugar production. Therefore the main aim of this study is to investigate the reasons why Antonil was against the way how the Portuguese and the inhabitants of the Colony lead the gold mining. As we will demonstrate, the author defends, even though implicitly, a social organization based on property, in opposition to the society characterizes by the dispersion and the lack of government. In this point, the member of the Company of Jesus discloses his concerns about the destination of the missionary work in the Colony. On account of this, his work are beyond the scope of the agricultural treaty, it's an instrument of evangelization.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectJesuita André João Antonil (1649-1716)pt_BR
dc.subjectPeríodo colonial, 1500-1822pt_BR
dc.subjectJesuítaspt_BR
dc.subjectMissões jesuíticas, 1609-1768pt_BR
dc.subjectCompanhia de Jesuspt_BR
dc.subjectBrasil Colôniapt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectJesuit André João Antonil (1649-1716)en
dc.subjectCompany of Jesusen
dc.subjectBrazil Colonyen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleA importância da obra missionária jesuítica em cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Célio Juvenal Costa - UEM-
dc.contributor.referee2Claudinei Magno Magre Mendes - UNESP-
dc.description.resumoO presente estudo analisa o valor conferido ao trabalho missionário jesuítico em Cultura e opulência do Brasil por suas drogas e minas (1982), do jesuíta André João Antonil (1649-1716). Situada em uma fase importante da formação cultural brasileira (entre século XVII e início do XVIII), a obra explica todos os pormenores da vida econômica da Colônia, ao investigar as suas principais atividades, a saber: produção de açúcar, mineração, cultivo do tabaco e criação de gado Nessa época, a produção de açúcar no Nordeste brasileiro passa por uma profunda crise, em virtude, sobretudo, da concorrência com o açúcar antilhano e da instabilidade política na Europa Ao mesmo tempo aproximadamente, os colonos portugueses descobrem veios auríferos na região correspondente hoje ao estado de Minas Gerais. Diante disso, o reino de Portugal passa a priorizar a exploração de ouro e de diamantes no interior do território brasileiro, provocando uma migração das pessoas envolvidas na produção de açúcar e de tabaco para as minas. Com efeito, uma parte significativa da mão-de-obra escrava, dos proprietários de engenhos e do capital empregado na agricultura flui para a mineração. No entendimento de Antonil, esse processo de deslocamento econômico e populacional, além de trazer mudanças nas ordens moral e religiosa para a própria Colônia, torna-se prejudicial, uma vez que contribui, de modo decisivo, para agravar a crise na agricultura, especialmente na produção de açúcar. Tendo em vista esse cenário, este trabalho tem como objetivo principal investigar as razões pelas quais levaram Antonil a se manifestar de forma contrária ao modo como os portugueses e os habitantes da Colônia conduziram a mineração - e não a essa atividade propriamente dita. Como iremos demonstrar, o autor defende, ainda que não explicitamente, uma organização social alicerçada na grande propriedade, em oposição à sociedade marcada pela dispersão e pela falta de governo que emergia na região das minas. E dessa forma que o membro da Companhia de Jesus revela suas preocupações com os destinos do trabalho missionário nas terras coloniais, ampliando o sentido de sua obra para além do caráter único de tratado agrícola, rumo a uma figuração enquanto instrumento de evangelização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical123 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Históriapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000186058.pdf434,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.