Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2964
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJosé Flávio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorBenassi, Marcia Aparecida Lopespt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T16:22:14Z-
dc.date.available2018-04-13T16:22:14Z-
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2964-
dc.description.abstractNotre objectif dans cette étude est d'analyser la conception de prince de Nicolau Maquiavel, auteur Italien qui a vécu entre les XV et XVI siècles, la période de la décomposition accélérée de l'ordre féodale et aussi de luttes pour la construction des institutions modernes. Différemment des pays comme la France, l'Espagne et l'Angleterre qui avaient déjà conquis la centralisation politique à ce moments là, c'est à dire, qui étaient devenues des Nations unifiées et indépendantes, la péninsule italique est restée fragmentée. Maquiavel a vécu le drame du désordre interne et des invasions externes existantes dans la péninsule, à cause de l'absenee d'un gouvernement centralisé. C'est ce cadre historique qui a servi comme arrière-plan et comme raison pour lItalien écrire ses travaux, parmi lesquels, Le Prince dans lequel il fait une exhortation aux Italiens pour qu'ils se rédiment d'une telle situation qui, d'après lui, ne résultait que de l'incapacité des chefs politiques, c'est à dire, de l'ineapacité et de la faiblesse des souverains Italiens. Maquiavel propose donc l'éducation d'un nouveau prince, afin que celui-ci, une fois doté des vertus politiques, soit capable d'unifier la péninsule italique et de la transformer dans une Nation forte.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEducação políticapt_BR
dc.subjectSociedade italianapt_BR
dc.subjectMundo Modernopt_BR
dc.subjectNicolau Maquiavelpt_BR
dc.subjectPríncipept_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectMonde moderneen
dc.subjectNicolau Maquiavelen
dc.subjectEducation politiqueen
dc.subjectPrinceen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleHistória, conhecimento e prática política em Nicolau Maquiavelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Silvina Rosa - CESUMAR
dc.contributor.referee2José Carlos Gimenez - UEM
dc.description.resumoNosso objetivo, com este estudo, é analisar a concepção de príncipe de Nicolau Maquiavel, autor italiano que viveu entre os séculos XV e o XVI. Nesse período de acelerada decomposição da ordem feudal e também de luta pela construção das instituições modernas, países como França, Espanha e Inglaterra já haviam conquistado a centralização política, isto é, se tornado Nações unificadas e independentes. No entanto, a península itálica permanecia fragmentada. Maquiavel viveu o drama da desordem interna e das invasões externas sofridas pela península, em razão da ausência de um governo centralizado. Esse quadro histórico, que serviu como pano de fundo e como justificativa para o italiano escrever suas obras, resultava, segundo ele, unicamente da ignávia dos líderes políticos, isto é, da incapacidade e da fraqueza dos governantes italianos. Por isso, em O Príncipe, ele exortou os italianos a mudar o quadro, propondo a educação de um novo governante. Dotado de virtudes políticas, o novo príncipe seria capaz de unificar a península itálica e transformá-la em uma Nação forte.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical84 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Históriapt_BR
dc.publisher.centerDepartamento de Históriapt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000172243.pdf319,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.