Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2979
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSolange Ramos de Andradept_BR
dc.contributor.authorSilva, Ed Carlos dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T16:22:15Z-
dc.date.available2018-04-13T16:22:15Z-
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2979-
dc.description.abstractIn the process of historical development, which was built up in approximately seven decades (1940 - 2008), the inhabitants of "Alto Palmital" and its surroundings, located in the rural area of "Boa Esperança" town, Central Region of "Paraná" State, developed a complex set of beliefs. These allowed the constitution of many practices, which still have influenced the inhabitants' behavior in the social place. The understanding of this wonderful world, through the collective representation of inhabitants, is the object of this research, whose purpose is to understand how the beliefs contributed to the building and normalization of the instituted collective practices. The theoretical framework used to do this study belongs to the Cultural History area, which is based in the considerations made by Roger Chartier (2002) about collective representations. Having the same objective we also used the concepts of social place and normalization of the instituted practices of Michel de Certeau (2006). Considering these aspects we carried out interviews with 80 residents among a number of 725 people. Therefore, in the treatment oral source our methodological choice was based on Paul Thompson (1992) considerations and in the book organized by Marieta de Moraes Ferreira and Janaina Amado (2006). The collected statements confirm the institution of the investigated beliefs and their relation with the collective practices, through the process of representation and appropriation of the narratives by the community residents. This transmission forms contributed a lot to the development of the history of this place as well as to the definition of the identity of social place.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCrençaspt_BR
dc.subjectRepresentação coletivapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCulturas e crençaspt_BR
dc.subjectComunidade ruralpt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectPráticas coletivaspt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMesorregião Centro Ocidental Paranaensept_BR
dc.subjectVila de Alto Palmitalpt_BR
dc.subjectBoa Esperançapt_BR
dc.subjectParanápt_BR
dc.subject(Estado)pt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectBeliefsen
dc.subjectCollective representationen
dc.subjectOral historyen
dc.subjectCollectives practicesen
dc.subjectVila de Alto Palmitalen
dc.subjectBoa Esperançaen
dc.subjectParanáen
dc.subjectStateen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleEntre o maravilhoso e o fantástico : a vila de Alto Palmital-PR e suas crençaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo processo de desenvolvimento histórico, elaborado em sete décadas de construção (1940 - 2008), os moradores de Alto Palmital e seu entorno, situado na zona rural do Município de Boa Esperança, Mesorregiâo Centro Ocidental Paranaense, desenvolveram um complexo conjunto de crenças, as quais permitiram a constituição de práticas que, no presente ainda, influenciam as condutas dos moradores nesse lugar social. A compreensão desse mundo maravilhoso, vislumbrado a partir das representações coletivas dos moradores, constitui o objeto dessa pesquisa, sendo nosso objetivo compreender como as crenças colaboraram para construção e normalização de suas práticas coletivas instituídas. O referencial teórico adotado para a investigação circunscreve o campo da História Cultural, ao atentarmos para as considerações realizadas por Roger Chartier (2002) acerca das representações coletivas. Com o mesmo propósito recorremos, também, aos conceitos de lugar social e normalização das práticas instituídas de Michel de Certeau (2006). Foi considerando esse pressuposto, que realizamos o trabalho de campo com oitenta moradores de uma população total de setecentos e vinte cinco pessoas. Para tanto, no tratamento com a fonte oral, nosso aporte metodológico foi amparado pelas considerações de Paul Thompson (1992) e na obra organizada por Maneta de Moraes Ferreira e Janaina Amado (2006). Os depoimentos coletados confirmam a instituição das crenças investigadas e a relação dessas com as práticas coletivas, a partir de um processo de representação e apropriação dos enredos pelos moradores da comunidade. Essa forma de transmissão contribuiu, significativamente, para construção da história dessa localidade e definição da identidade desse lugar social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical460 ppt_BR
dc.subject.cnpq2Históriapt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000186065.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.