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Autor(es): Alves, Paulo Renato de Castro
Orientador: Lupércio Antônio Pereira
Título: D. Luis da Cunha e os cristãos-novos portugueses
Banca: Gilberto Luiz Alves - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
Banca: Sezinando Luis Menezes - UEM
Palavras-chave: Cunha, D;Luis da, 1662-1749;Diplomata português;Cristãos-novos;Tribunal do Santo Ofício;Inquisição;História econômica;Diplomacia;Desenvolvimento econômico;Portugal.;D;Luis da Cunha, 1662-1749;New-Christians;Tribunal of the Holly Office;The Inquisition;Portugal.
Data do documento: 2010
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Diplomata português nos tempos de D. João V, primeira metade do século XVIII, D. Luis da Cunha representou a coroa como embaixador nas cortes inglesa, holandesa e francesa. Em suas duas principais obras Instruções a Marco António de Azevedo Coutinho e Testamento Político, influenciado pelas Idéias iluministas que estavam em voga nas cortes onde atuou, discutiu constantemente a necessidade de liberdade religiosa dentro de Portugal. Não é possível descrever parte da História Econômica de PortugaI sem aludir ao problema do judaísmo dentro do território. O diplomata percebeu que se por um lado os monarcas lusitanos pretendiam expulsar os judeus por motivos religiosos, por outro lado, receavam os prejuízos econômicos da saída em massa de seus domínios. Assim, os interesses materiais da nação estavam em conflito com os interesses espirituais, havendo aproximações e distanciamento entre os poderes temporal e espiritual. As instruções do diplomata para o futuro monarca D. José I e a Marco António de Azevedo Coutinho, procuravam, dessa forma, a reabilitação financeira do reino através do fomento da produção mercantil, do desenvolvimento do comércio marítimo, da criação de uma Companhia de comércio e de uma Zona Franca em Lisboa, que seria possível se houvesse a tolerância religiosa em Portugal, já que D. Luis da Cunha observava que os Crlstãos-novos seriam os mais aptos para realizar as transformações econômicas necessárias para o desenvolvimento do reino, O diplomata, buscando a modernização do país, cria uma estratégia de desenvolvimento baseada na defesa dos Cristãos-novos fazendo veementes críticas às ordens e Instituições religiosas católicas como o Tribunal do Santo Oficio.
Abstract: Portuguese diplomat at D. João V times, the first half of the XVIII century, D. Luis da Cunha represented the royalty as an ambassador in the English, Dutch and French royal courts. According to his two main works Instruções a Marco António de Azevedo Coutinho and Testamento Político, he was influenced by enlightenment ideas that were happening at the courts he has dealt with, he has constantly discussed the necessity of religious freedom in Portugal. It is not possible to describe part of Portugal Economical History without referring to the problem of the Judaism inside the territory. The diplomat realized that if the Portuguese monarchs intended to expel the Jews for religious reasons, they had to be concerned about the economic loss because of their leaving. Therefore, the nation interests were linked to religious interests, because time and spiritual powers were dose and far from each other. The diplomat instructions for the future monarch D. José 1 and to Marco António de Azevedo Coutinho were intended to recover the financial situation of the realm through the advance of the market production, the development of the market of sea items, the creation of a Company of Market and a"No Tax Zone" in Lisboa, that it would possible if there was the religious tolerance in Portugal, as D. Luis Cunha noticed that the new-Christians would be the most capable to do such economic transformations that were necessary to the realm development. The diplomat, trying to turn the country into a modern one, creates a theory based on the new-Christians defence, making sound critiques to the orders and catholic institutions as the Tribunal of the Holly 0ffice.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2983
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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