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Autor(es): Silva, Ester Cristiane da
Orientador: Sandra de Cássia Araújo Pellegrini
Título: "Moças de fino trato" : uma tradução do teatro ao cinema, arte, história e políticas culturais (1970/1990)
Banca: Hilda Pívaro Stadinik - UEM
Banca: Sérgio Ricardo de Carvalho Santos - USP
Palavras-chave: Teatro;Linguagem;Políticas culturais;Moças de fino trato;Análise;Brasil.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: A presente dissertação é um estudo cuja intenção está em observar a obra Há vagas para moças de fino trato, do dramaturgo brasileiro Alcione Araújo, e o filme do cineasta Paulo Thiago com roteiro de Araújo da mesma obra, no contexto de épocas distintas. E perceber as relações que as personagens estabelecem, embora ficcionalmente com a época em que está inscrita. A análise tende a compreender os impasses marcados pela repressão e censura durante o governo militar e as transformações marcadas no comportamento feminino e, posteriormente, as mudanças realizadas nas políticas culturais no governo Fernando Collor de Mello. Assim, objetiva-se por meio deste estudo abordar as políticas culturais e a legislação emergentes no Brasil, nestes dois momentos. Detectou-se que contextos específicos da história política e da produção cultural brasileira influenciaram significativamente o texto dramático e o roteiro do filme.Ao enveredar pela possível tradução entre o texto teatral de Araújo e o filme do cineasta Thiago, torna propício revelar um determinado sistema de signos para outro, o que atribuiu uma transferência de significados e simbologias entre diferentes linguagens devido à inserção de novos elementos. Essa linha de pesquisa ancora-se no processo criador do artista, que dá margens a personagens alegóricas e linguagem metafórica, uma vez que, se percebe as características destinadas às personagens a distintos meios, teatro e cinema. Compreender o percurso criador de Araújo, em sua primeira peça teatral, demandou adentrar no frágil universo da memória, portanto, de relevante interesse nesta pesquisa. Para tanto, observa-se a gênese da obra e a percepção inerente ao autor, que pode ser traduzida em múltiplas representações pelo espectador. O estudo aventura-se por um mundo ficcional que se ocupa, de certa forma, com o contexto social, de modo a captar conflitos existentes no domínio familiar, logo, refletido das tensões existentes no meio social, político e cultural, desenvolvida na dramaturgia de Alcione Araújo na esfera do teatro e do cinema.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2984
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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