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dc.contributor.advisorSandra de Cássia Araújo Pellegrinipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Ester Cristiane dapt_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T16:22:16Z-
dc.date.available2018-04-13T16:22:16Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2984-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectPolíticas culturaispt_BR
dc.subjectMoças de fino tratopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.title"Moças de fino trato" : uma tradução do teatro ao cinema, arte, história e políticas culturais (1970/1990)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Hilda Pívaro Stadinik - UEM-
dc.contributor.referee2Sérgio Ricardo de Carvalho Santos - USP-
dc.description.resumoA presente dissertação é um estudo cuja intenção está em observar a obra Há vagas para moças de fino trato, do dramaturgo brasileiro Alcione Araújo, e o filme do cineasta Paulo Thiago com roteiro de Araújo da mesma obra, no contexto de épocas distintas. E perceber as relações que as personagens estabelecem, embora ficcionalmente com a época em que está inscrita. A análise tende a compreender os impasses marcados pela repressão e censura durante o governo militar e as transformações marcadas no comportamento feminino e, posteriormente, as mudanças realizadas nas políticas culturais no governo Fernando Collor de Mello. Assim, objetiva-se por meio deste estudo abordar as políticas culturais e a legislação emergentes no Brasil, nestes dois momentos. Detectou-se que contextos específicos da história política e da produção cultural brasileira influenciaram significativamente o texto dramático e o roteiro do filme.Ao enveredar pela possível tradução entre o texto teatral de Araújo e o filme do cineasta Thiago, torna propício revelar um determinado sistema de signos para outro, o que atribuiu uma transferência de significados e simbologias entre diferentes linguagens devido à inserção de novos elementos. Essa linha de pesquisa ancora-se no processo criador do artista, que dá margens a personagens alegóricas e linguagem metafórica, uma vez que, se percebe as características destinadas às personagens a distintos meios, teatro e cinema. Compreender o percurso criador de Araújo, em sua primeira peça teatral, demandou adentrar no frágil universo da memória, portanto, de relevante interesse nesta pesquisa. Para tanto, observa-se a gênese da obra e a percepção inerente ao autor, que pode ser traduzida em múltiplas representações pelo espectador. O estudo aventura-se por um mundo ficcional que se ocupa, de certa forma, com o contexto social, de modo a captar conflitos existentes no domínio familiar, logo, refletido das tensões existentes no meio social, político e cultural, desenvolvida na dramaturgia de Alcione Araújo na esfera do teatro e do cinema.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de História-
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical37 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Históriapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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