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Autor(es): Oliveira, Celso Fernando Claro de
Orientador: Sidnei José Munhoz
Título: O Oscar como instrumento político : um estudo sobre a representação da "nova" família estadunidense nas produções cinematográficas vencedoras do prêmio da Academia nas décadas de 1960 e 1970
Banca: Alexandre Busko Valim - UFSC
Banca: Reginaldo Benedito Dias - UEM
Palavras-chave: Cinema;Prêmios da Academia (Oscar);História;Cinema americano;Revolução Cultural;Família;Sociedade estadunidense;Estados Unidos;Brasil.;Cinema;Academy Awards (Oscar);Cultural Revolution (1960-1979);Family;American society;United States;Brazil.
Data do documento: 2012
Editor: Universidade Estadual de Maringá
Resumo: Nas décadas de 1960 e 1970, os Estados Unidos atravessaram um período de grandes transformações sociais, o qual ficou conhecido como Revolução Cultural. Esse processo foi marcado por uma forte atuação de grupos sociais diversos e pela ruptura com antigos valores tradicionais, profundamente enraizados na sociedade estadunidense, o que gerou alterações nas concepções institucionais, políticas, culturais e comportamentais vigentes até então. Nesse cenário, uma das instituições que mais sofreu mudanças foi a família, considerada, por muitos anos, a "célula-mãe da sociedade", que encontrou novas funções, significados, estruturas e formas de representação na produção artística. Esta dissertação tem por objetivo analisar as relações existentes entre as transformações nos parâmetros familiares no período citado e suas representações na produção cinematográfica hollywoodiana da mesma época, bem como analisar a recepção de tais obras. Para isso, foram avaliados cinco filmes: "Quem tem medo de Virginia Woolf?" (Mike Nichols, 1966), "A primeira noite de um homem" (Mike Nichols, 1967), "Adivinhe quem vem para jantar" (Stanley Kramer, 1967), "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Woody Allen, 1977) e "Kramer vs Kramer" (Robert Benton, 1979). As produções foram selecionadas por abordarem as mudanças comportamentais da época, expor novos olhares sobre a estrutura familiar, haverem desfrutado de sucesso de bilheteria e crítica, além de vencerem o Prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, popularmente conhecidas como Oscar. A honraria é considerada o principal prêmio mundial da indústria cinematográfica, além de ser capaz de influenciar o comportamento do público a partir das produções que premia ou indica.
Abstract: In the decades of 1960 and 1970, the United States went trough a period of great social changes, wich became known as the Cultural Revolution. This process was by a strong action from different social groups and by the rupture with old traditional values deeply rooted in American society which caused changes in the institutional, political, cultural and behavioral conceptions effective until that time. In this scenario, the institution that most suffered changes was the family, considered, for many years, the "mother cell of the society", who found new functions, meanings, structures and forms of representation in art. This thesis aims to examine the relation between the changes in the family parameters during the mentioned period and its representations in Hollywood film of the same era, and to study the reception of this works. For this, five films were studied: "Who's afraid of Virginia Woolf" (Mike Nichols, 1966), "The graduate" (Mike Nichols, 1967), "Guess who's coming to dinner" (Stanley Kramer, 1967), "Annie Hal" (Woody Allen, 1977) and "Kramer vs. Kramer" (Robert Benton, 1979). The productions were selected for addressing the behavioral changes in that time, exposing new perspectives on the family structure, have enjoyed critical and box office success, and have won the Award of the Academy of Motion Picture Arts and Sciences, popularly known as Oscar. The award is considered the main prize of the world film industry, besides being able to influence the behavior of the public from the productions that it rewards or nominates.
URI: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2985
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

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