Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSidnei José Munhozpt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Celso Fernando Claro dept_BR
dc.date.accessioned2018-04-13T16:22:16Z-
dc.date.available2018-04-13T16:22:16Z-
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/2985-
dc.description.abstractIn the decades of 1960 and 1970, the United States went trough a period of great social changes, wich became known as the Cultural Revolution. This process was by a strong action from different social groups and by the rupture with old traditional values deeply rooted in American society which caused changes in the institutional, political, cultural and behavioral conceptions effective until that time. In this scenario, the institution that most suffered changes was the family, considered, for many years, the "mother cell of the society", who found new functions, meanings, structures and forms of representation in art. This thesis aims to examine the relation between the changes in the family parameters during the mentioned period and its representations in Hollywood film of the same era, and to study the reception of this works. For this, five films were studied: "Who's afraid of Virginia Woolf" (Mike Nichols, 1966), "The graduate" (Mike Nichols, 1967), "Guess who's coming to dinner" (Stanley Kramer, 1967), "Annie Hal" (Woody Allen, 1977) and "Kramer vs. Kramer" (Robert Benton, 1979). The productions were selected for addressing the behavioral changes in that time, exposing new perspectives on the family structure, have enjoyed critical and box office success, and have won the Award of the Academy of Motion Picture Arts and Sciences, popularly known as Oscar. The award is considered the main prize of the world film industry, besides being able to influence the behavior of the public from the productions that it rewards or nominates.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectPrêmios da Academia (Oscar)pt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectCinema americanopt_BR
dc.subjectRevolução Culturalpt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectSociedade estadunidensept_BR
dc.subjectEstados Unidospt_BR
dc.subjectBrasil.pt_BR
dc.subjectCinemaen
dc.subjectAcademy Awards (Oscar)en
dc.subjectCultural Revolution (1960-1979)en
dc.subjectFamilyen
dc.subjectAmerican societyen
dc.subjectUnited Statesen
dc.subjectBrazil.en
dc.titleO Oscar como instrumento político : um estudo sobre a representação da "nova" família estadunidense nas produções cinematográficas vencedoras do prêmio da Academia nas décadas de 1960 e 1970pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre Busko Valim - UFSC
dc.contributor.referee2Reginaldo Benedito Dias - UEM
dc.description.resumoNas décadas de 1960 e 1970, os Estados Unidos atravessaram um período de grandes transformações sociais, o qual ficou conhecido como Revolução Cultural. Esse processo foi marcado por uma forte atuação de grupos sociais diversos e pela ruptura com antigos valores tradicionais, profundamente enraizados na sociedade estadunidense, o que gerou alterações nas concepções institucionais, políticas, culturais e comportamentais vigentes até então. Nesse cenário, uma das instituições que mais sofreu mudanças foi a família, considerada, por muitos anos, a "célula-mãe da sociedade", que encontrou novas funções, significados, estruturas e formas de representação na produção artística. Esta dissertação tem por objetivo analisar as relações existentes entre as transformações nos parâmetros familiares no período citado e suas representações na produção cinematográfica hollywoodiana da mesma época, bem como analisar a recepção de tais obras. Para isso, foram avaliados cinco filmes: "Quem tem medo de Virginia Woolf?" (Mike Nichols, 1966), "A primeira noite de um homem" (Mike Nichols, 1967), "Adivinhe quem vem para jantar" (Stanley Kramer, 1967), "Noivo neurótico, noiva nervosa" (Woody Allen, 1977) e "Kramer vs Kramer" (Robert Benton, 1979). As produções foram selecionadas por abordarem as mudanças comportamentais da época, expor novos olhares sobre a estrutura familiar, haverem desfrutado de sucesso de bilheteria e crítica, além de vencerem o Prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, popularmente conhecidas como Oscar. A honraria é considerada o principal prêmio mundial da indústria cinematográfica, além de ser capaz de influenciar o comportamento do público a partir das produções que premia ou indica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUEMpt_BR
dc.subject.cnpq1Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.localMaringá, PRpt_BR
dc.description.physical183 fpt_BR
dc.subject.cnpq2Históriapt_BR
dc.publisher.centerCentro de Ciências Humanas, Letras e Artespt_BR
Aparece nas coleções:2.6 Dissertação - Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000197065.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.